Aveiro: Concerto de 24 horas “com alma, simpatia, carisma e a energia” de S. Gonçalinho

3543
Henk Van Twillert em Aveiro.

Ao passar o meio dia deste sábado, cumpriu-se a promessa. 24 horas de música, ao vivo, com trechos a ecoar, a cada 60 minutos, transmitidos online, em grande parte a partir da capela de S. Gonçalinho, no bairro histórico da Beira Mar, e durante as horas da madrugada do Conservatório de Música, na cidade de Aveiro.

“Tivemos algumas horas difíceis, dormimos um bocadinho, às vezes 20 minutos. Não foi uma maratona, foi um privilégio. Não é para os recordes do ‘Guinness’, foi com alma, simpatia, carisma, com tudo isto”, disse Henk Van Twillert antes de finalizar a inédita jornada (quase) direta e (praticamente) solitária a tocar saxofone.

Palavras ouvidas antes das notas finais de um concerto “maluco” que nasceu “de uma ideia maluca” da Mordomia de S. Gonçalinho. Desafio aceite, o músico holandês ‘mais aveirense do mundo’ agradeceu a “energia única no mundo” transmitida durante a prolongada atuação pelo “nosso menino”, como é tratado carinhosamente o santo padroeiro da Beira Mar pelos moradores locais.

Um evento organizado para divulgar os festejos de 2020-21 em honra de S. Gonçalinho, que tem ponto alto em janeiro embora este ano num formato que acautela necessariamente as condicionantes de saúde pública, e de promoção da economia de proximidade (comércio local, restauração, etc.), a quem deu espaço nos intervalos entre programas musicais como forma de minimizar o impacto pandémico naquelas atividades e não só.

Henk Van Twillert, que é há muitos anos morador na zona antiga da cidade, onde tem presença regular em eventos comunitários, terminaria a atuação no adro da capela com uma ponta final emotiva a que se juntou um dos grupos que habitualmente o acompanha ao vivo, o ‘Vento do Norte’, alunos de saxofone, prometendo “continuar juntamente com Aveiro e com os artistas”.

Discurso direto

“Queremos agradecer a todos que permitiram esta iniciativa, pelo empenho que foi notório, pelos conteúdos, pela transmissão, apoio necessário, toda a logística, dar uma saudação para toda a Mordomia. Auto-desafiamo-nos para este evento. Vamos tentar saber melhor o alcance das centenas de partilhas e milhares de visualizações. Mas foi espectacular, muito especial. Agradecer ao bairro, por comparecer ao encerramento, mesmo que das janelas.
Agradecemos, por fim, especialmente a Henk Van Twillert, com o ‘Vento do Norte’, por ter conseguido, com todas esta energia, colocar em prática este evento” – Pedro Nunes, juiz da Mordomia de S. Gonçalinho.

Seguir link para vídeo da atuação

Artigos relacionados

Exposição “São Gonçalinho de Aveiro” no Museu da Cidade e cartaz das festas apresentado

Maratona musical para ajudar a promover o comércio local de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos