Aveiro: Circulação de pesados limitada em Cacia / Câmara disposta a pagar passagens no pórtico do estádio

12171
Aveiro Europa, Cacia (Aveiro).
Smartfire 728×90 – 1

A partir de 1 de setembro, quarta-feira, entram em vigor “restrições à circulação de pesados” na freguesia de Cacia, concelho de Aveiro, anunciou hoje a Câmara local.

A medida abrange o troço urbano da Avenida Europa, entre a rotunda da Lusavouga e a The Navigator Company, e a variante de Cacia, que liga aquela empresa à Rua Vale Caseiro.

Em alternativa, deve ser utilizada a Rua João Francisco Casal, que foi recentemente qualificada, e a ligação pela Rua dos Ervideiros, Rua da Boavista e Rua da Carreira Branca (esta obra de requalificação em curso), assim como a A25 entre Angeja e o nó do Estádio Municipal de Aveiro.

Destras restrições, informa ainda a Câmara, “estão excecionadas as necessárias circulações de pesados para cargas e descargas e operações de empresas sedeadas dentro da zona em causa”.

O objetivo municipal passar por dar condições de execução das obras em curso e “ativar, desde já, as medidas que se estabilizarão após a finalização das obras, em defesa da segurança, da qualidade do ar e do conforto dos residentes na área urbana de Cacia atravessada pelas vias em causa”.

Uma “aposta muito importante” para “a melhoria da qualidade de vida dos residentes e da qualidade das condições de acessibilidade e de trabalho das operações industriais e comerciais da Área de Acolhimento Empresarial Aveiro-Norte (ZI Taboeira ou Cacia/Esgueira), com intervenções de qualificação da rede viária, criando condições com a devida qualidade para a circulação automóvel, pedonal e ciclável, assim como redes capazes para a recolha das águas pluviais”.

A Câmara lembra, por fim, que “tem vindo a solicitar aos sucessivos Governos, a revisão do sistema de portagens da A25 / A17 com a eliminação do pórtico do nó do Estádio, cuja existência penaliza os residentes, os visitantes e os investidores de Aveiro”, afirmando-se “disponível para avaliar e assumir uma comparticipação financeira ao Estado de forma a compensar a potencial perda de receita”, além de continuar a defender que os circuitos ue ocorrem dentro do município de Aveiro não devem ser portajados.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.