Aveiro: Catarina Martins junta-se à campanha do BE para jornada na UA

598
Campanha do BE em Aveiro.
Comercio 780

A ex-coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, juntou-se à campanha em Aveiro tomando parte numa reunião com o reitor da Universidade de Aveiro, seguida de contacto com estudantes.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Em nota de imprensa, os bloquistas dizem que alertaram para a subida dos preços da habitação e as limitações e exclusões que acarretam para a frequência no ensino superior. Dados citados do Observatório do Alojamento Estudantil relativos a Aveiro apontam que nos últimos 2 anos (2021-2023), o preço dos quartos aumentou 32% e a oferta reduziu-se 67%.

“A candidatura do Bloco de Esquerda está preocupada com o abandono do ensino superior devido a esta realidade e quer que a construção de alojamento estudantil público seja acelerada e que haja a adaptação de edifícios públicos sem utilização para conversão em residências estudantis”, assim como “protocolos com o setor hoteleiro e do alojamento local” para disponibilizarem “quartos em número suficiente e a preços controlados aos estudantes deslocados bolseiros e não bolseiros”.

O BE defende, igualmente, a” requisição de imóveis afetos ao alojamento local ou alojamento utilizado com fins turísticos, priorizando as habitações detidas por proprietários com elevado número de imóveis em alojamento local/turístico.”

Nesta iniciativa, a candidatura do Bloco de Esquerda reivindicou, ainda, “a redução das propinas tendo em vista o seu fim.”

A “capacidade financeira das universidades é outra das preocupações”, levando o BE a defender que, na próxima legislatura, deve ser atingido “3% do PIB em investimento em ciência e investigação, em financiamento maioritariamente público” e que se reequilibre “a relação de investimento em ciência básica e ciência aplicada.”

O Bloco aborda, também, o problema precariedade no ensino superior e na ciência, propondo “financiamento público plurianual contratualizado com as instituições de ensino superior, laboratórios e centros de investigação”, entre outras medidas de apoio.

A pré-campanha bloquista no distrito terá, esta quarta-feira, a presença da coordenadora do partido, Mariana Mortágua, em Aveiro (Casa da Sustentabilidade), pelas 21:00.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.