Aveiro/ Câmara: Reequilíbrio financeiro antecipado para 2020

1523
Paços de Concelho, Aveiro.

O presidente da Câmara de Aveiro promete que 2020 será “um ano de intensa atividade” autárquica.

Na primeira mensagem de 2020 difundida mensalmente no site municipal, Ribau Esteves identifica “quatro áreas principais de atividade” que o executivo pretende cuidar “com particular afinco”.

Na recuperação financeira, dá como certo “alcançar mais um objetivo importante” que é atingir o rácio de 1,5 na relação da dívida sobre a receita, e, assim, antecipar o reequilíbrio financeiro previsto para 2021, “prosseguindo a redução da dívida” à Banca e ao Fundo de Apoio Municipal (FAM).

“Vamos continuar a resolver problemas difíceis e velhos que ainda temos em mãos, gerindo a Câmara com total rigor e transparência”, refere o edil.

Na área dos eventos, é anunciado “um calendário muito intenso” com uma oferta cultura e social “muito forte pela atividade do Teatro Aveirense, dos Museus de Aveiro e do Parque de Feiras.”

Ao nível das obras, “2020 vai ter um elevado nível de intensidade, dando seguimento a todo o trabalho de 2019”. O destaque é dado às áreas da qualificação urbana e viária.

O novo ano ficará marcado pela inauguração da nova EB1 de São Bernardo e da qualificação e ampliação do Centro Escolar de Verdemilho, entre outros melhoramentos no parque escolar. No desporto, avançará a obra dos campos de treino do estádio municipal e a execução do projeto do novo pavilhão desportivo junto ao EMA.

A quarta área que o presidente destaca é a do “trabalho com o Governo de Portugal e com a União Europeia” em projetos como a ampliação e qualificação do Hospital Infante D. Pedro (“principal prioridade”, o “fim da cobrança das portagens nos circuitos intra-Município e intra-Região de Aveiro”, entre outros, nomeadamente no âmbito do pacote da descentralização (lota de Aveiro e Frente-Ria de São Jacinto).

Com a União Europeia, a Câmara quer “continuar a luta pela conquista de Fundos Comunitários do Portugal 2020, preparando já a conquista do próximo quadro Pós-2020.

Publicidade, Serviços & Donativos