Aveiro: Câmara anuncia novas fases de trabalhos na Avenida e no Rossio

3462
Obras no jardim do Rossio (foto Facebook LPDRONE4K).
Comercio 780

A obra de requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, em Aveiro, irá avançar, na próxima semana, “para uma nova zona de trabalhos”, concretamente entre o cruzamento com a Rua Eng.º Oudinot e o túnel da Estação (sentido Rotunda das Pontes – Estação CP).

Segundo informação camarária, neste novo troço será construída a primeira parte da nova rotunda no cruzamento da Avenida com a Rua Eng.º Oudinot, seguindo-se o reperfilamento viário e de espaço pedonal mantendo as soluções e opções já utlizadas nas fases anteriores da obra.

A intervenção prevê a melhoria das zonas pedonais e de estar, com passeios de cinco metros de largura e um novo parque arbóreo, reformulação das zonas de estacionamento e de todas as infraestruturas existentes.

A edilidade alerta que o avanço dos trabalhos terá “condicionamentos viários: sentido rotunda das pontes – estação CP’ apenas possível até à nova rotunda com a Rua Alberto Souto; implementação dos dois sentidos de trânsito na Rua Dr. Alberto Souto para acesso à nova rotunda e ligação à Rua Guilherme Gomes Fernandes; ativação das paragens de passageiros de autocarro provisórias e ativação das novas paragens no sentido estação CP – Rotunda das Pontes.

Reabertura do troço renovado no sentido Estação CP – rotunda das pontes

Em simultâneo com o início da nova fase da obra será reaberto o sentido descendente (estação CP – rotunda das Pontes) normalizando a circulação rodoviária entre a Rua Eng.º Oudinot e a rotunda das Pontes, passando a funcionar de forma completa a nova rotunda no cruzamento da Avenida Dr. Lourenço Peixinho com a Rua Dr. Alberto Souto. Será também reaberto o acesso à Rua Agostinho Pinheiro e ativada a nova praça de Táxi no local definitivo (sentido estação CP – Rotunda das Pontes junto ao Edifício 15).

Neste troço continuarão, por mais algum tempo, os trabalhos de calçada e espaços verdes perspetivando-se a sua conclusão até ao próximo mês de agosto.

A obra de requalificação urbana da Avenida Dr. Lourenço Peixinho está orçada em 4,2 milhões de euros.

Obra do Rossio com novos trabalhos

Quanto à requalificação do Rossio, também na próxima semana avançará “para uma nova fase de trabalhos” no espaço público, entre a Rua do Lavadouro e a Rua Barbosa de Magalhães, dando continuidade à intervenção na Rua João Afonso.

Irão manter-se condicionamentos de trânsito aos veículos pesados de passageiros, mantendo-se impossibilitada a sua entrada na Rua João Mendonça e na Ponte de São João (junto ao Canal de S. Roque), salvaguardando-se o acesso direto dos moradores através da Ponte de S. João.

Na Rua João Mendonça será criada uma zona de retorno perto do Museu Arte Nova mantendo-se os condicionamentos a veículos pesados de passageiros.

Segundo a Câmara, a empreitada de requalificação do Largo do Rossio, da Praça General Humberto Delgado / Pontes e a concessão do serviço público de parques de estacionamento “decorre a bom ritmo” num investimento de 12,4 milhões de euros. O consórcio dará como contrapartida da concessão dos parques de estacionamento 2,5 milhões de euros e cerca de 2 milhões pelos fundos comunitários do Centro 2020.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.