Aveiro: Câmara admite readquirir lojas do mercado de Santiago se o preço for “baratinho”

2286
Mercado de Santiago, Aveiro.

O presidente da Câmara de Aveiro admitiu readquirir frações do primeiro andar do mercado municipal de Santiago no âmbito da obra de requalificação do edifício, em fase de elaboração de projeto, agora adjudicado por 63 mil euros.

Ribau Esteves admitiu que reunião pública do executivo, realizada esta tarde, que já foi abordado por “um dono” de três lojas para averiguar o eventual interesse camarário em comprar.

“Não sabia que havia frações com donos, disse que sim mas baratinho”, referiu, deixando em aberto um acordo naquela condição, que pode nem sequer cobrir o investimento feito pelos proprietários.

O presidente abordou o assunto depois de questionado pelo vereador Manuel Oliveira de Sousa (PS) sobre o destino de “alguns serviços e associações” que ocupam lojas “por especial favor”.

“Também pensava assim, mas infelizmente não é assim. Há frações com donos”, disse Ribau Esteves, adiantando que a Câmara irá aproveitar a reabilitação para acabar com “o verdadeiro granel” em que se encontram espaços, nomeadamente sem água ou luz.

O projeto em vista aponta para colocar o primeiro andar com acesso independente da zona de mercado que funciona no rés de chão “ dar-lhe vida nova”.

Embora sem problemas estruturais “complexos”, o edifício possui infiltrações e carece de melhoramentos vários que se pretende avaliar bem na fase de elaboração do projeto.

A cave funciona como estacionamento. No rés de chão está o espaço de venda de frescos em bancas e o primeiro piso possui várias lojas.

De acordo com a estimativa de custo, o valor total da intervenção cifra-se em 1,6 milhões de euros.

Artigo relacionado

Aveiro: Obras em Azurva, São Bernardo, Mercado de Santiago e Teatro Aveirense

Publicidade, Serviços & Donativos