Aveiro: Bloco contesta projeto vencedor para os terrenos da antiga lota

1072
Foto: aveiro123-portaaberta.blogspot.com
Dreamweb 728×90 – Video I

O Bloco de Esquerda contesta a escolha da Câmara Municipal para o projeto vencedor do concurso de ideias para os terrenos da lota.

Ao contrário do que Ribau Esteves vinha dizendo, em resposta ao Bloco de Esquerda, a área de construção prevista está bastante acima do que uma zona sensível como a lota deve acomodar. Aveiro não precisa de vários caixotes de betão que visam apenas potenciar as mais-valias urbanísticas a originar a partir da exploração daquele terreno público. Aveiro não precisa de mais uma área de habitação a preços de luxo que puxará para cima todos os preços na região.

O Bloco de Esquerda não se fica pela crítica ligeira ao processo para a escolha do projeto. Certamente que essa matéria é criticável e discordamos do processo, mas o problema principal é a substância da escolha: um modelo de cidade hostil ao usufruto comum e com poucas áreas de parque urbano. O Bloco de Esquerda considera ainda que, qualquer habitação a ser construída naqueles – ou em quaisquer terrenos públicos – deve ser habitação pública inserida no arrendamento a custos controlados para que quem aufere um salário médio possa encontrar habitação compatível com os seus rendimentos. O mercado imobiliário está sobreaquecido e, quer por parte da autarquia ou do governo central, a prática tem sido a de vender terrenos e habitações públicas, reduzindo a capacidade do Estado intervir no mercado e garantir o arrefecimento dos preços.

Na próxima sessão da Assembleia Municipal, o Bloco de Esquerda vai abrir o debate sobre o futuro dos terrenos da lota agendando uma proposta para garantia a primazia do interesse público, urbanismo com espaço público abundante e adequado a uma área de sensível e de risco como aquela e a obrigatoriedade dos terrenos públicos servirem para habitação pública para arrendamento a custos controlados.

Bloco de Esquerda

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780