Aveiro: BE propõe gabinetes de apoio aos seniores ao nível das freguesias

965
Bloco de Esquerda.
Dreamweb 728×90 – Video I

“A população sénior precisa do apoio da comunidade em que se insere e vive”. É assim que o Bloco de Esquerda justifica a proposta de criação de gabinetes de apoio aos seniores que está a apresentar nas Assembleias de Freguesia do concelho de Aveiro onde tem eleitos.

“Esse apoio pode manifestar-se de várias formas desde os apoios sociais à simples informação de cariz cívico. Uns e outros, mobilizam contra a pobreza e o isolamento e combatem a exclusão”, refere um comunicado.

Para o Bloco de Esquerda, “não basta afirmar que os seniores têm direitos; é preciso veicular essa informação até à população mais carenciada e desprotegida e tomar providências para que as palavras se transformem de ideais em coisas palpáveis.”

Nesse sentido, o partido apresentará nas diversas Assembleias de Freguesia onde tem representação uma proposta para a criação de gabinetes de apoio aos seniores para “ver reforçados os serviços públicos disponibilizados pela Juntas de Freguesia relativos ao apoio à população sénior.”

O gabinete deverá prestar esclarecimentos e encaminhar os seniores para o usufruto das medidas e políticas que vão sendo criadas em seu favor.

Os transportes (preços e redes disponíveis) e a mobilidade (transportes por razões de saúde) ou a oferta em termos recreativos e culturais são áreas que devem merecer atenção.

“O gabinete também deve recolher sugestões para melhorias diversas” ao nível local de “necessidades específicas dos seniores” assim como eventuais “reclamações para situações que podem estar a escapar à vigilância e intervenção da autarquia: os casos de isolamento extremo, os cuidados (ou a falta deles) nos lares, as carências nas suas próprias habitações ou a denúncia para casos de violência doméstica.”