Aveiro: Batismo de vela gratuito para alunos do 3º ano das escolas locais

1455
Formação de náutica de recreio, Aveiro.

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em cooperação com a Estação Náutica de Aveiro, o Centro de Formação Desportiva do Agrupamento de Escolas José Estêvão, o Sporting Clube de Aveiro e o Desporto Escolar estabeleceram uma parceria com o objetivo de promover atividades náuticas para alunos do 3.º ano de escolaridade do Município, permitindo um batismo de vela gratuito.

Cada turma inscrita no projeto terá duas sessões de sensibilização à vela, sendo a primeira teórica, em sala de aula (na respetiva escola) e uma segunda prática com a duração de 2 horas, a realizar nas instalações do Sporting Clube de Aveiro.

As sessões são ministradas por técnicos do Sporting Clube de Aveiro e professores do Centro de Formação Desportiva do Agrupamento de Escolas José Estevão, sendo os transportes assegurados pela CMA.

No que se refere ao Sporting Clube de Aveiro esta atividade é enquadrada no projeto “Navegadores de Palmo e Meio (NPM) – Ria na Escola”, projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) e pelo Mar2020, num processo gerido no âmbito do programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC Costeira), que é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

O projeto arrancou no dia 5 de fevereiro de 2020 e conta com a participação de 15 turmas e cerca de 320 Alunos, decorrendo até junho de 2020. Para a maioria das crianças envolvidas esta é a primeira vez que contactam com os desportos náuticas e com esta modalidade em específico.

Centro de Formação Desportiva

A CMA em parceria com o Sporting Clube de Aveiro e o Desporto Escolar apoiam o Centro de Formação Desportiva (CFD) do Agrupamento de Escolas José Estêvão, na promoção da Vela a Alunos do 3.º ano do Ensino Básico do Município.
Os CFD são polos de desenvolvimento desportivo, dinamizados por Agrupamentos de Escolas em parceria com Federações, Municípios e/ou parceiros locais que visam a melhoria do desempenho desportivo, através da concentração de recursos humanos e materiais, em locais onde possam convergir Alunos de vários estabelecimentos de ensino, quer nos períodos letivos, quer nas interrupções letivas.
As atividades decorrentes do funcionamento dos CFD visam ainda proporcionar a iniciação e aperfeiçoamento que favoreça a prática de atividades desportivas, cuja especificidade técnica exija condições especiais, como é o caso das modalidades náuticas.

Ver https://www.facebook.com/AcademiaVela.SportingAVEIRO/posts/2723311651122105