Aveiro: Assaltantes de ourivesaria condenados a quatros anos de prisão efetiva

884
Tribunal de Aveiro.

O Tribunal de Aveiro condenou cada um dos dois assaltantes de uma ourivesaria no centro da cidade de Aveiro por crime de roubo agravado na forma tentada a  quatro anos de cadeia, a cumprir. Terão ainda de pagar solidariamente uma indemnização de 5 mil euros à funcionária.

O coletivo deu como provado “todo o teor da acusação”, conforme referiu o juiz presidente,  adiantando que, apesar da gravidade, foi tido como atenuante a ausência de antecedentes criminais dos arguidos em Portugal.

As advogadas de defesa consideraram o valor da indemnização determinado pelo tribunal como elevado, admitindo apresentar recurso para o Tribunal da Relação do teor do acórdão da primeira instância.

A tentativa de assalto dos indivíduos de nacionalidade ucraniana ocorreu na Avenida Lourenço Peixinho, a 16 de abril de 2022, quando se encontrava no interior do estabelecimento apenas uma funcionária.

Apesar da lei permitir suspender penas inferiores a cinco anos de cadeia, o tribunal decidiu não o fazer uma vez que a dupla, à data dos factos, não ter residência fixa no nosso país e nem emprego. “Assim não podemos fazer juízo de prognose favorável”, justificou o juíz presidente

Segundo a acusação, a mulher foi imobilizada e silenciada. Os assaltantes fecharam a porta de entrada do estabelecimento e esvaziaram seis malas que continham diversas peças em prata de lei, com um valor superior a 20 mil euros, para o interior de um saco e das mochilas que traziam.

Tentaram, ainda, abrir o cofre do estabelecimento, onde se encontravam outros bens de maior valor, mas não conseguiram.

Cercados pela polícia, os ladrões acabaram por se entregar sem violência.

Artigos relacionados

Aveiro: Dupla acusada de assalto a ourivesaria nega sequestro

Ourivesaria: Assaltantes de Aveiro detidos 15 dias antes

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780