Aveiro: Arrancou a requalificação urbana junto da EB 2,3 de Cacia

403
Empreitada em Cacia (fotografia divulgada pela CM de Aveiro).
Dreamweb 728×90 – Video I

A obra de requalificação urbana da envolvente à EB 2,3 de Cacia, em Aveiro, arrancou esta quinta-feira, informa a Câmara de Aveiro.

Um investimento de 1,3 milhões de euros que dá continuidade aos trabalhos de requalificação da Rua Vale Caseiro (500 mil euros).

“A obra teve o seu início na Avenida Fernando Augusto de Oliveira, dando continuidade ao novo perfil criado na Rua Vale Caseiro agradecendo-se compreensão para os constrangimentos de circulação que a obra possa causar”, refere uma nota de imprensa.

A autarquia realça o “cuidado com o parque arbóreo”, bem como “a aposta em meios suaves de transporte”.

Assim, nas vias que circundam o perímetro exterior da escola, foi decidido manter as árvores existentes, “criando um perfil de via compatível”.

O projeto prevê, também, “uma ciclovia que permite percorrer o perímetro da escola, a Avenida Manuel Lopes Pereira, Rua Engenheiro Jaime Rodrigues Nina, e a área de lazer. A ciclovia pretende estimular movimento pedonal e ciclável no bairro, que permita dar alguma vida à envolvente e promova a prática de passeios ao ar livre e o estímulo à abertura de estabelecimentos comerciais.”

Intervenção na via e alterações no trânsito

» O projeto prevê para o reperfilamento da Avenida Fernando Augusto de Oliveira, com a reformulação dos sentidos de tráfego, o redimensionamento do perfil transversal dos arruamentos, a criação de uma ciclovia e de baias de estacionamento de veículos motorizados, a construção de um espaço de estar e de uma paragem de autocarro junto à entrada para a Escola e a criação de um espaço verde de lazer com enquadramento na linha de água existente nas imediações da escola;

» Tendo em conta a preocupação dos fluxos viários em direção ao estabelecimento de ensino foram redefinidos os sentidos de tráfego quer nas vias transversais, quer na Avenida Manuel Lopes Pereira e via que circunda os limites da escola. A Avenida Manuel Lopes Pereira sendo uma via estruturante da urbanização, passa a sentido único, de sudeste para nordeste, permitindo que a saída das nossas crianças e jovens das viaturas se faça diretamente para o passeio, o que permite um aumento da segurança e conforto para todos.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.