Aveiro: Ano Novo com forte intensidade

947
Foto da CM de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Estamos a iniciar o Ano Novo de 2022, desejando a todos um excelente ano, com saúde, paz e sucesso, conquistando mais para a nossa terra e para a vida da nossa Gente.

José Ribau Esteves *

Este vai ser o primeiro ano, desde há muitos, em que a gestão da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vai ter plena autonomia, agora que já fizemos cessar o contrato do Programa de Ajustamento Municipal que formalizámos com o Fundo de Apoio Municipal (FAM) e que a CMA tem uma estrutura financeira sólida, capaz de continuar a reduzir a sua dívida total e de manter um elevado nível de investimento em projetos materiais e imateriais, com obras de diversa tipologia em desenvolvimento por todo o Município de Aveiro.

O Combate à Pandemia vai continuar a receber a nossa maior atenção, trabalhando em várias frentes, nomeadamente na cooperação com a Direção do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga na instalação e apoio à gestão de um novo Centro de Vacinação específico, dada a perspetiva de necessidade prolongada de vacinação e de ser este um instrumento de capital importância na luta contra a Covid-19 a que todos devem aderir.

Partimos determinados em concretizar o programa de Eventos principais, mas faremos a confirmação e a modelação do seu formato às incidências da Pandemia e às regras em vigor. A Feira de Março (Mar/Abr), a Maratona da Europa Aveiro (a 24Abr), o Feriado Municipal (Mai), o Festival dos Canais (Jul), o Festival Dunas de São Jacinto (Ago), a Feira Canina e Felina (Set), o Aveiro Tech Week (Out), a Nova Agrovouga (Nov) e o Boas Festas em Aveiro (Dez/Jan), entre muitos outros eventos de diversas áreas e formatos, e com uma relevante oferta cultura e social pela atividade do Teatro Aveirense, dos Museus de Aveiro e do Parque de Feiras.

Ao nível das Obras, vamos manter um elevado nível de intensidade, dando seguimento a todo o trabalho de 2021, sendo de realçar por força da dimensão financeira envolvida, as áreas da Educação, da Qualificação Urbana e Viária, e do Desporto, sendo que viveremos um relevante conjunto de inaugurações de obras por todo o Município no primeiro trimestre do presente ano.

Vamos também continuar a concretizar muito Trabalho de Equipa e investimento com as Associações e as Juntas de Freguesia.

No que respeita ao trabalho com o Governo de Portugal e com a União Europeia vamos manter uma elevada intensidade.

Aguardando o resultado das Eleições Legislativas de 30 de janeiro e a constituição do novo Governo de Portugal, esperamos um Governo que trabalhe com intensidade e resolva os muitos assuntos pendentes que temos. Destaque para a ampliação e qualificação do Hospital Infante D. Pedro. Trataremos de muitos outros assuntos pendentes, como o fim da cobrança das portagens nos circuitos intra-Município e intra-Região de Aveiro, entre outros. A Descentralização terá um trabalho muito especial, com destaque para a assunção da gestão pela CMA dos terrenos da antiga Lota de Aveiro e da Frente-Ria de São Jacinto.

Com a União Europeia vamos continuar a executar os contratos que temos com o Portugal 2020 e a lutar pela conquista de Fundos Comunitários do Portugal 2030 e do PRR, no âmbito da Câmara Municipal de Aveiro e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, e vamos estar a trabalhar no Comité das Regiões da União Europeia.

* Presidente da Câmara de Aveiro. Mensagem mensal (janeiro de 2022) divulgada pelo site municipal.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780