Aveiro: 35º aniversário da criação da freguesia de Santa Joana

1120
Santa Joana, Aveiro.

O querer da população afirmava-se cada vez mais como um baluarte irredutível. Habituado a ter de lutar com tenacidade pelos seus objetivos, o povo soube transformar as barreiras em ânimo, nunca deixando que elas o derrubassem.

Assim, e porque a perseverança acaba sempre por ser recompensada, em 1983, aquando da eleição de uma nova Assembleia da República, surge novamente a oportunidade de ser reaberto o processo até então adormecido, mas não esquecido.

Desta vez, foi Custódio Ramos, deputado e Vereador, que, solicitado por um grupo de moradores da paróquia de Santa Joana, renovou a esperança no coração da população local ao apresentar, na Assembleia da República, o projeto de lei já reformulado.

Santa Joana velava pelo desfecho feliz deste sinuoso percurso. Com efeito, em 30 de novembro de 1984, a Assembleia da República punha fim ao processo legislativo, decretando a criação da freguesia de Santa Joana, por força da Lei nº 63/84, de 31 de Dezembro, para entrar em vigor em 1 de Janeiro de 1985.»

Constituída oficialmente a 30 de novembro de 1984, a Junta de Freguesia de Santa Joana prepara-se para iniciar as comemorações dos seus 35 anos de existência sendo esta efeméride celebrada, no próximo dia 30 de novembro (sábado), com um evento cultural que pretende congregar toda a comunidade local numa das principais infraestruturas públicas desta freguesia: a Sede da Junta de Freguesia.

Numa celebração onde certamente se revisitará o passado e se projetará o futuro, esta noite reserva um espaço especial à cultura. O Coro de Santa Joana iniciará a programação musical, a que se seguirá a atuação especial da cantora Filipe Azevedo (reconhecida cantora de programas televisivos) que para além de entoar vários sucessos nacionais e internacionais, nos recordará, com a sua singela voz, a canção que a mesma apresentou no Festival da Eurovisão 2010, em representação de Portugal.

Por fim, importa referir que o evento tem entrada gratuita e que se inicia pelas 21:00.

Publicidade, Serviços & Donativos