Automobilia atinge 30ª edição com a presença de 300 expositores

467
Cartaz.

Quando em 1992 um reduzido grupo de elementos do Clube Aveirense de Automóveis Antigos (CAAA) resolveu realizar a Feira de Trocas e Vendas do CAAA, reunindo meia dúzia de expositores e cativando umas duas centenas de visitantes, estava muito longe de imaginar que estavam a lançar as sementes para o maior e mais antigo certame em Portugal dedicado ao coleccionismo de automóveis e motos! E ainda mais longe de imaginar que, passados mais de 30 anos, a equipa do Clube ainda estaria com toda a energia para assim continuar este feito!

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Para além desta notável evolução, nunca será demais referir o papel crucial da Automobilia na transformação do mercado português ligado ao mundo da recuperação e comércio de veículos de duas e quatro rodas de colecção, assim como peças e equipamentos, dando origem à criação de muitas das empresas que actualmente competem no mercado português, algumas já com dimensão e notoriedade admiráveis.

Automobilia.

Para esta histórica 30ª edição da Automobilia, que terá lugar nos próximos dias 24, 25 e 26 de Maio, na AveiroExpo, na bonita cidade de Aveiro, a Organização está a desenvolver todos os esforços para voltar a disponibilizar aos milhares de visitantes um vasto leque de veículos, peças, equipamentos, literatura, etc, tudo temas ligados aos transportes de outros tempos e que são disponibilizados pelos mais de 300 expositores nacionais e estrangeiros que propõem uma vasta gama daquele tipo de materiais, tanto do agrado da generalidade dos visitantes e que dão a conhecer facetas diferentes dos diversos tipos de automóveis, motos e bicicletas.

Fiel à importância das exposições temáticas para trazer sempre um conjunto de novidades em cada edição e também para cativar e divulgar junto do público diferentes aspectos da história dos transportes rodoviários, este ano os temas a merecer especial destaque são os seguintes:

– As máquinas italianas vencedoras de ralis mundiais, um conjunto de carros de rali italianos dos anos 60 aos 90 que venceram campeonatos mundiais de rali, complementado com uma exposição de miniaturas sobre o tema e com as respectivas equipas de suporte;

– As diferentes escolas de design de motas nos anos 70, uma mostra alargada de motas italianas, alemãs, inglesas, americanas e japonesas dos anos 70 de modo a se poder comparar as diferentes escolas de design consoante o país de origem- Os 100 anos da MG, exposição que cobre a produção desta mítica marca de automóveis desportivos desde os anos 20 até aos anos 90, antes da mudança de nacionalidade e proprietários;

– Os 90 anos do Citroen Traction, o revolucionário modelo francês de tracção à frente e chassis rebaixado que ainda hoje é admirado pelo seu desempenho e concepção moderna- Os japoneses antigos em Portugal, uma exposição abrangente de diferentes marcas e modelos de automóveis japoneses que começaram a aparecer no mercado português no fim dos anos 60 e início de anos 70- Bicicletas do início do Sec.XX, um conjunto interessante e diversificado de bicicletas dos primórdios do século passado.

Convidados e atividades especiais

Como sempre tem acontecendo desde há alguns anos, este leque de exposições temáticas é complementado pelas exposições de entidades colaborantes e que orgulham a Automobilia com a sua presença, como é o caso do Museu do Ar, o Museu Nacional Ferroviário, a GNR, a PSP, a IP SA, o Museu do Caramulo, o Museu das Duas Rodas e este ano, como novidade, a Marinha Portuguesa, que irão exibir interessantes peças do seu espólio museológico e histórico.

Os Clubes, com a sua sempre apreciada e acarinhada presença, continuarão a enriquecer o evento com a divulgação das suas actividades e exibição de exemplares de associados, havendo alguns que visitarão o certame em caravanas de veículos que ficarão em exposição ao público no relvado exterior.

As habituais actividades complementares que têm conhecido um imenso sucesso voltarão a realizar-se, como é o caso da 5ª edição do “Passeio Automobilia de Bicicletas Antigas” no domingo, dia 26, com exemplares fabricados até 1970 e realizado em colaboração com a Relíquias da Bairrada; e os já famosos “Passeios Gratuitos em Autocarro Antigo”, com autocarros antigos a mostrar aos visitantes da Automobilia os principais pontos de interesse turístico de Aveiro, numa iniciativa em colaboração com o Clube de Viação Clássica. Como sempre, muitos motivos para uma visita à Automobilia nesta histórica 30ª edição!

Automobilia (arquivo).

Mais informações em https://www.facebook.com/automobiliaaveiro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780