Autárquicas 21: Ribau Esteves coloca adjunto em número 2 para a vereação

3500
Ribau Esteves.

A coligação ‘Aliança com Aveiro’ liderada por Ribau Esteves apresenta como número dois para a Câmara, lugar a quem é atribuída habitualmente a vice-presidência, Rogério Carlos, atual adjunto que tem lidado de perto com as áreas da educação, gestão do parque de feiras e associativismo, entre outras.

Professor do primeiro ciclo, foi um dos ex assessores de Ribau Esteves na Câmara de Ílhavo que acompanhou o edil quando em 2013 assumiu funções em Aveiro.

Ana Oliveira (engenheira civil, estreia), João Machado (recandidato ao segundo mandato), Miguel Capão Filipe (recandidato ao terceiro mandato), Teresa Grancho (professora, já integrou as listas em 2017), Paulo Páscoa (bancário, já integrou as listas em 2017), Paulo Marques (gestor comercial, já integrou as listas) e Isménia Franco (dirigente de IPSS, já integrou as listas) completam os nove primeiros lugares.

Na apresentação dos candidatos a vereadores, o edil mostrou-se confiante em alcançar o sexto eleito a 26 de setembro próximo (atualmente a maioria tem seis em nove membros da vereação).

Dos atuais vereadores, não vão continuar Jorge Ratola, atual vice-presidente, Rosário Carvalho (ambos cumprem o segundo mandato) e Ana Rita Carvalho (eleita em 2017 no lugar indicado pelo CDS-PP). Todos foram convidados a continuar, segundo adiantou Ribau Esteves, mas não aceitaram por motivos profissionais ou familiares.

Dos 296 candidatos da ‘Aliança’, 55 % são homens, estando garantida a paridade “bem acima” do exigido por lei. A média de idades é 48 anos. 39 % são militantes do PSD e 12 % do CDS. 52 % dos candidatos não tem filiação partidária. “Temos partido, opções políticas claras, mas a abertura está aqui, a quem quer mais, melhor, quem reconhece o trabalho de oito anos é muito positivo e tem de ter futuro”, observou o cabeça de lista para a Câmara.

Carlos Lacerda Pais, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, é o mandatário da candidatura. O dirigente da maior IPSS do concelho aceitou o convite por ser “a única forma de agradecer a todos, aos que estiveram durante estes anos todos com o presidente, estiveram connosco, auxiliaram e trabalharam”. Mas há outra razão, mais partidária. “Por outro lado, quando comecei a ver a bagunça que ia para aí, e como militante um bocadito velhote do PSD, também senti que tinha de fazer alguma coisa por isto”, explicou Lacerda Pais. “O trabalho do nosso presidente está à vista, não podia deixar de estar aqui à frente de vocês sem uma palavra de agradecimento, com a certeza que estamos aqui para ganhar”, concluiu.

Listas cumprem todas as normas legais, garante Ribau Esteves

Numa breve referência à controvérsia gerada pelo PSD local, pondo em causa  nomes não aprovados em plenário de militantes (as exeções para a Câmara eram as indicações de Ribau Esteves e Rosário Carvalho, que não surge como recandidata), o líder da ‘Aliança’ afastou qualquer ilegalidade, garantindo que as listas entregues em tribunal cumprem “todas as normas da lei, com todo o rigor e qualidade, como não poderia deixar de ser”, tendo o mandatário cumprido “o mandato formal que lhe foi entregue pelos mais altos responsáveis dos três partidos que integram” a coligação, “devidamente aprovada pela formalidade que a lei determina, por quem o tem de fazer, que é o Tribunal Constitucional, em acórdão proferido a 26 de julho.

Contra “coligações negativas e indigestões” fora do tempo

Ribau Esteves contrapôs “a equipa verdadeira e coesa” da ‘Aliança’ à coligação PS-PAN e criticou o envolvimento do ex presidente da Câmara Élio Maia como mandatário de um movimento independente para a Junta de S. Bernardo.

“Não somos uma amálgama, não somos um grupo de pessoas que não tem nada a ver umas com as outras, mas que pelo interesse na conquista do lugarzinho se unem. Nós não gostamos de coligações negativas, somos uma coligação positiva, construtiva. A nossa mensagem não é unir os que são contra algo, o projeto A ou B, alguém que ainda não digeriu a sua derrota no seu tempo devido e agora vem partilhar as suas indigestões e integrar a grande coligação negativa que se vai apresentando a todos os nós”, disse o autarca.

Discurso direto

“Essa competência que é-nos reconhecida por termos recuperado uma Câmara em situação péssima, de termos recuperado relação da Câmara com as Juntas a quem devia dinheiro, por termos construído uma relação positiva e obreira com as associações. É uma competência que temos na comunidade, como um episódio empreendor, realizador e fundamentalmente prestador de serviços públicos muito importantes”  – Ribau Esteves;

“Temos de ser equipa, não podemos ter uma Câmara a empurrar para um lado e a Junta A e Junta B que andam sempre a dizer uma coisa à frente e outra atrás, que não são honrados, que não se comprometem, não pagam os seus compromissos a tempo e horas. Para que se rentabilize o mais possível a nossa capacidade de realizar, temos de ter uma equipa completa, em solidariedade verdadeira, discutir quando necessário, mas remando para o mesmo lado” – Ribau Esteves.

Artigo relacionado

Ribau Esteves notificado para não usar o nome ‘Aliança com Aveiro’

Câmara de Aveiro

1 – Ribau Esteves (indicado pelo PSD)
2 – Rogério Carlos (indicado pelo PSD)
3 – Ana Cláudia Oliveira (indicado pelo CDS)
4 – João Machado (indicado pelo PSD)
5 – Miguel Capão Filipe (indicado pelo CDS)
6 – Teresa Grancho (indicada pelo PSD)
7 – Paulo Páscoa (indicado pelo PSD)
8 – Paulo Marques (indicado pelo CDS)
9 – Isménia Franco (indicada pelo PSD)

Assembleia Municipal

1 – Luís Souto (recandidato)
2 – Maria Arminda Correia (recandidato)
3 – Manuel Prior (recandidato)
4 – Joana Lopes
5 – Jorge Greno (recandidato)
6 – Filipe Fernandes Tomás (recandidato)
7 – Inês Abreu (recandidato)
8 – Bruno Costa (recandidato)
9 – Casimiro Calafate (recandidato)
10 – Jorge Girão
11 – Maria Teresa Pires
12 – Joana Bem Paixão
13 – Filipe Andrade Ramos (PPM)
14 – Ernesto Barros (recandidato)
15 – Maria Cristina Veiga
16 – Jorge Caetano
(…54 e último Nuno Sacramento).

(em atualização)

Artigo relacionado

Autárquicas 21: Ribau Esteves pede aos apoiantes mobilização junto de quem habitualmente não vota

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.