Autárquicas 21: ‘Porto seco’ em Estarreja é trunfo de Diamantino Sabina / Eduardo Conde (Ílhavo) conclui recolha de contributos / Direita quer baixar preço da água em Arouca

1744
Cidade de Estarreja.

Diamantino Sabina garante que concorre ao terceiro mandato na Câmara de Estarreja com o lastro de “oito anos realmente positivos”, tendo aproveitado a apresentação da recandidatura à presidência pela coligação PSD-CDS para dar conta das “evidências de desenvolvimento” e antecipar os “pilares” do programa eleitoral elaborado a pensar “num futuro ainda mais promissor”.

O edil recordou a expansão do Ecoparque de 14 para 32 empresas, aumentando de 400 para 1600 os postos de trabalho, já com ampliação em curso de infraestruturas para fazer face a pedidos de “empresas que não param de procurar Estarreja”.

O empenho na defesa do ambiente (projeto Bioria), o “exemplo de boa gestão financeira”, o investimento de 13,5 milhões de euros em rodovias, a “nova dimensão” que a cultura e o carnaval “ganharam”, o apoio ao associativismo “40 % acima da média””, o “reforço” da verba na área social no “período mais negro” das instituições locais e a expansão da cidade, com destaque para a criação da “Fábrica da Historia”, mereceram referência no balanço.

Para os próximos quatro anos, o autarca do PSD compromete-se com apostas na habitação, incluindo a custos controlados, e a modernização urbanística “em todas as freguesias”.

Solidariedade social, apoio à família e às instituições também surgem entre as prioridades.

Diamantino Sabina renovou, ainda, o empenho na ampliação do Ecoparque a poente e anunciou que Estarreja irá receber o investimento de um “porto seco ferroviário”. Na área da investigação, deu conta da criação de um centro incubador tecnológico na área dos gases renováveis e da energia.

A coligação PSD-CDS apresenta como cabeça de lista para a Assembleia Municipal Regina Bastos, que desempenha as funções atualmente.

Em Estarreja, para a Câmara Municipal concorrem ainda Marisa Macedo (PS) e António Manuel Figueiredo Vidal (CDU).

PS defende centros cívicos “com dinâmica comercial e cultural” em Ílhavo

Se o PS vencer as eleições autárquicas de 26 de setembro, o município de Ílhavo irá empenhar-se na “dinamização de um conjunto de medidas que reforcem o comércio local, a animação cultural dos centros cívicos e o estímulo à diversão dos jovens no concelho.”

A proposta foi lançada por Eduardo Conde, cabeça de lista dos socialistas, no âmbito da recolha de contributos para a elaboração do programa eleitoral.

“Foram várias as participações que aludiram, nas quatro freguesias, à necessidade de recuperar o comércio local dos efeitos da crise social, económica e comunitária que a pandemia provocou”, refere uma nota de imprensa alusiva ao encerramento do ciclo de debates colaborativos denominados ‘Ouvir para Mudar’.

A candidatura do PS considerar ser necessário uma política que “capacite os negócios existentes e apoie a fixação de novos, e por outro, introduza programação cultural que beneficie os espaços urbanos onde estes negócios se encontram para atrair para os centros cívicos as vivências sociais de que estão desertos”, pelo que importa “fixar os jovens do concelho nos espaços de diversão locais, aqueles que existem e outros que devem ser implantados com estímulos municipais.”

“Agora os Arouquenses” promete a redução do preço da água

A Norte, no concelho de Arouca, Margarida Belém, presidente atual, irá apresentar a 26 de julho a recandidatura pelo PS.

Vítor Carvalho, da coligação “Agora os Arouquenses” ( PSD, CDS, PPM e Iniciativa Liberal) anunciou como primeiro compromisso caso seja eleito presidente “criar condições para descer o preço da água” no concelho.

Continuar a ler artigo do jornal Rodaviva.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.