Autárquicas 21: CDU esperava Câmara de Aveiro a apoiar mais o comércio local

561
Candidatos da CDU reuniram com Jorge Silva, presidente da Associação Comercial de Aveiro (à esquerda).

Miguel Viegas e Emidio Abrantes, candidatos da CDU à Câmara Municipal de Aveiro e à União das Freguesias de Glória e Vera Cruz, estiveram reunidos com a Associação Comercial do Distrito de Aveiro para apresentação do seu programa e ouvir os problemas dos comerciantes. A CDU apoia o comércio local e tradicional.

A CDU de Aveiro propõe o encerramento das grandes superfícies aos domingos e feriados, “garantindo assim descanso aos trabalhadores e uma maior procura junto do comércio local.”

A medida foi recordada na sequência de um encontro mantido por Miguel Viegas e Emidio Abrantes, candidatos da coligação PVP-PEV à Câmara e à União das Freguesias de Glória e Vera Cruz, mantido com a Associação Comercial do Distrito de Aveiro, que serviu também para “ouvir os problemas dos comerciantes”.

No entender da CDU, a Câmara “poderia ter ido mais longe nos apoios à perda de rendimento” na sequência da pandemia do Covid-19, lembrando que “muitos comerciantes não conseguiram preencher todos os requisitos de elegibilidade exigidos.”

Já o programa de vales de compra, segundo os candidatos comunistas, “não teve o alcance necessário por falta de organização da Câmara e criou alguns apertos de tesouraria, tendo em conta a morosidade nos pagamentos aos comerciantes”, refere o comunicado.

A CDU nota, também, que “continua a faltar um verdadeiro programa de animação de rua realizado em conjunto com os lojistas e ouvindo as suas sugestões.”

Já o processo de gentrificação em curso que afeta o comércio local, “implica respostas que terão de ser encontradas em conjunto” com o sector.

O turismo, que tem grande atividade no centro da cidade, é considerado “muito importante para Aveiro”, com futuro promissor. “Mas queremos que cresça bem e em benefício de todos”, sublinhou Miguel Viegas.

Propostas para a zona da Beira Mar

» Reconversão de parte do Alojamento Local para aluguer de média e longa duração (em diálogo com os agentes);
» Colocação de pilares destinadas a permitir o acesso apenas a moradores e comerciantes em determinadas ruas;
» Criação de soluções de mobilidade que permitam aceder rapidamente ao centro da cidade (corredores para bicicletas,, amplos passeios e mini autocarros eléctricos a partir dos estacionamentos).

Discurso direto

“O problema aqui é que está sondagem, é uma opção, não faz a distribuição dos indecisos que representam quase metade das respostas. Isso distorce as respostas. No somatório global há ali um buraco. Não deixa de trazer informação sujeita a interpretação. Há uma margem de erro, quase aos 6%, torna-se muito difícil aos pequenos partidos tirar conclusões minimamente sólidas. Ainda assim, uma leitura tem de ser feita, que é a provável continuidade da coligação de direita e uma grande margem de pessoas que não decidiram ou não querem revelar o seu voto. E nesse ponto de vista, temos de dar à perna no que falta da campanha, e é que temos vindo a fazer, para captar indecisos. Domingo cá estaremos para ler os resultados e assumir” – Miguel Viegas (CDU)*

* Sondagem de opinião social e política com intenção de voto no concelho de Aveiro com 300 respostas válidas realizada pelo Centro de Investigação e Marketing e Análise de Dados (CMIAD) da Universidade de Aveiro dá para a Câmara 45,6 % de votos na ‘Aliança com Aveiro’, 7 % à coligação ‘Viva Aveiro’ (PS-PAN); 1 % ao Chega, 0,6 % ao Iniciativa Liberal e 0,3% ao Bloco de Esquerda (não há referência a outras candidaturas). 36,6 % dos inquiridos disse que não sabe ou recusa revela o sentido de voto; 5,6 afirmam ir votar em branco ou nulo; 15,3 % dos inquiridos afirmam que a evolução do concelho é “muito positiva”, 50 % consideram positiva, 23,3 nem positiva nem negativa, 5,3 consideram negativa e 2% muito negativa.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.