Autarquia de Estarreja recebe ‘Selo Comunidades Pró-Envelhecimento’

577
Foto cedida pela CM de Estarreja.

A Câmara Municipal de Estarreja foi distinguida com o ‘Selo Comunidades Pró-Envelhecimento’, uma distinção entregue pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com o objetivo de reconhecer as comunidades portuguesas com um forte e efetivo compromisso com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

A sessão de atribuição do galardão decorreu em abril, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora. “A entrega deste Selo tem, por um lado, o objetivo de reconhecer as boas práticas e proporcionar momentos de reflexão. Por outro lado, também dissemina as boas práticas para que, noutros locais, outros as possam aproveitar e desenvolver”, afirmou o bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues.

O Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, frisou que “a sociedade deve aproveitar os cidadãos mais seniores para se desenvolver”. Destacou ainda “a importância das autarquias de, em função das especificidades dos territórios, poderem adotar medidas que melhor respondem à realidade desses territórios”.

Os ‘Selos Comunidades Pró-Envelhecimento’ pretendem reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstrem um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

72 Juntas de Freguesia ou Câmaras Municipais receberam, nesta edição, o Selo Comunidades Pró-Envelhecimento. Foram avaliadas pelas suas políticas, programas, planos estratégicos e práticas relativos à promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

Esta iniciativa é um contributo da OPP para a sustentabilidade dos sistemas social e económico, através do investimento no enorme e rico capital humano que Portugal possui. O objetivo último é a construção de uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida.

O Município de Estarreja, no âmbito das suas constantes preocupações sociais, assumiu o compromisso de implementar medidas e projetos dirigidos à população sénior, com o objetivo de proporcionar, a cada munícipe, um envelhecimento saudável e ativo e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. O Programa VIVER +, assente em quatro grandes áreas de intervenção – Saúde & Bem-estar; Cultura & Lazer; Artes & Saberes; Solidariedade –, é um excelente corolário do trabalho que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver nas últimas duas décadas, em parceria com diversas entidades. Este reconhecimento da Ordem dos Psicólogos Portugueses ao atribuir a Estarreja o selo de “Comunidade Pró-Envelhecimento” é, claramente, um incentivo para continuarmos este trabalho e disponíveis a inovar, seguindo com particular atenção a evolução das necessidades específicas desta população, tendo sempre em vista o seu bem-estar.

Câmara de Estarreja

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.