Ator Pedro Laginha é o Rei D. Duarte na Viagem Medieval

342
Viagem Medieval, Feira.
Dreamweb 728×90 – Video I

O conhecido ator Pedro Laginha dá corpo ao D. Duarte, nesta imagem e durante toda a Viagem Medieval, entre 31 de julho e 11 de agosto.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

No Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, lançamos a imagem da XXVII Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.

A seu lado, D. Leonor de Aragão, a atriz Soraia Sousa, apresenta-se com a elegância e o poder de uma rainha que marcou o seu tempo. D. Pedro, forte e decidido, é o ator Rui Madureira. O Infante Afonso, Francisco Silva, é a promessa de continuidade e esperança para o futuro do reino.

Este ano, Santa Maria da Feira viaja de 31 de julho a 11 de agosto pelo reinado de Duarte para reviver as emoções e os feitos de um tempo que definiu a nossa História.

Contexto histórico da Viagem Medieval 2024

Apesar da coroa não lhe estar destinada, por morte de seu irmão Afonso, D. Duarte foi aclamado rei de Portugal em 1433, após as exéquias fúnebres, muito choradas, de seu pai, D. João I. Desde a tomada de Ceuta que o Infante tomara conta dos assuntos do reino, tal como seu pai lhe ordenara. Por isso, esta nova etapa era uma absoluta continuidade na governação e administração do reino.

Reinando apenas cinco anos, deixou em testamento que seria sua mulher, D. Leonor de Aragão, a regente do reino, enquanto o filho Afonso fosse menor. Mas era mulher, e além disso estrangeira, atributos que não agradaram a grande parte da sociedade portuguesa. E vemos os irmãos de D. Duarte – cada um protagonista do seu tempo, uma geração cantada pelos poetas – a decidirem e a tomarem conta do reino até o Infante sobrinho atingir a maioridade. Criadores de uma Nova Era para Portugal, os Infantes, cada um à sua maneira, desempenharam um papel decisivo na afirmação de Portugal no seio dos reinos europeus e da Santa Sé.

Câmara de Santa Maria da Feira

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.