Assembleia Municipal de Ílhavo: Um espaço de reforço democrático

172
Assembleia Municipal de Ílhavo.

A Assembleia Municipal e a Assembleia Municipal Jovem de Ílhavo saíram das paredes do Salão Nobre dos Paços do Município, com um conjunto de atividades que visam a proximidade aos eleitores e potenciais novos eleitores.

Por Paulo Pinto dos Santos *

A Assembleia Municipal Jovem de Ílhavo assume-se como um espaço de reforço democrático, de consciencialização política, de intervenção cívica e de promoção do sentido crítico em matérias e áreas orientadas para as necessidades dos jovens.

Neste espaço, em sede de Assembleia e em cada um dos três Agrupamentos de Escolas, desenvolvemos diversas ações com o objetivo de promover a participação cívica e cidadã dos jovens estudantes do nosso Município, cujas opiniões, interesses e vontades devem ser potencializadas e valorizadas.

É para nós, mais ainda para todos os estudantes, professores e diretoras dos Agrupamentos que desde a primeira hora receberam de braços abertos este projeto, uma honra, aqui, vir receber esta distinção.

A Assembleia Municipal e a Assembleia Municipal Jovem de Ílhavo saíram das paredes do Salão Nobre dos Paços do Município, com um conjunto de atividades que visam a proximidade aos eleitores e potenciais novos eleitores.

Infelizmente não nos foi possível contar com a presença, seja das direções dos agrupamentos, seja dos alunos representativos dos mesmos. Apesar de todas as démarches não vimos qualquer apoio nesta deslocação por parte do executivo do nosso município, que não nos facultou este apoio, para grande tristeza de todos. Mas estamos cá nós.

Este prémio responsabiliza-nos ainda mais pelo trabalho futuro que estamos já a planear. Estamos a trabalhar no segundo ano desta iniciativa junto dos agrupamentos e alunos, ao nível regimental, das propostas a debate, sendo que voltamos a assumir o lema “Este Município também é Meu”, enquadrado, este ano, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU e os seus 17 temas, aliás, diga-se, após proposta da ANAM.

A todos o nosso muito obrigado.

* Presidente da Assembleia Municipal de Ílhavo. Discurso na entrega do Prémio Boas Práticas – Menção Honrosa que foi atribuído pela Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM),

Artigo relacionado

Assembleia Municipal Jovem de Ílhavo premiada

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.