ASAE deteta em Santa Maria da Feira gasolineira a cobrar abastecimento de forma irregular

6826
Gasolineira.

Santa Maria da Feira tinha uma das gasolineiras ‘apanhadas’ pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) a cobrar combustível de forma irregular.

Inspectores da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC) detetaram, numa fiscalização, em flagrante delito, três equipamentos de abastecimento (gasóleo e gasolina) “em prática especulativa”.

As estações de serviço em causa estavam localizadas nos municípios de Braga, Santa Maria da Feira e Viseu.

“No local, os inspetores verificaram que, no início de cada abastecimento, após o reinício (reset) do contador, antes de ser pressionado o manípulo da agulheta do equipamento pelo utilizador, o contador alterava-se automaticamente, iniciando a contagem em valores acima de zero”.

Assim, “em alguns casos, a contagem do pagamento iniciava-se nos 5 ou 6 cêntimos, em outros, a contagem chegava a iniciar-se nos 0,95 euros, previamente a qualquer tipo de abastecimento ‘real’ de combustível.”

De acordo com a ASAE, os equipamentos em causa tinham sido sujeitos a controlo metrológico este ano, exibindo os respetivos selos de validade e de conformidade, pelo procedeu à sua selagem e apreensão, de forma cautelar, para a respetiva perícia técnica.

“Em causa estão indícios do crime de especulação (delito antieconómico) e do crime de falsificação de notação técnica, tendo os factos sido comunicados ao Ministério Público”, conclui o comunicado.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780