Às rodas com o ambiente

978
Imagem ABIMOTA.

As preocupações com o Ambiente são cada vez mais uma constante na nossa vida e a adoção de melhores práticas nas nossas tarefas diárias torna-se fundamental.

Elisa Sá *

Sempre que analisamos o nosso impacto no Ambiente, é inevitável não pensarmos na forma como nos deslocamos de um local para o outro. Sem dúvida que a bicicleta é dos meios de transporte mais sustentáveis.

Andar de bicicleta não só protege o Ambiente, como nos protege a nós porque estamos a estimular um estilo de vida saudável e estamos a promover a nossa saúde e o nosso bem-estar.

Para além disso, a pandemia que hoje todos enfrentamos, ajudou-nos a mudar mentalidades e criar novos hábitos e vontades. Como resultado desta mudança, durante o ano passado vimos o crescimento do sector das bicicletas.

Mas agora, as preocupações ambientais por parte dos consumidores não fica apenas na troca de um meio de transporte mais poluente por um menos poluente, procuram também que os produtos que adquirem sejam ecologicamente sustentáveis.

O desafio está assim lançado às empresas que produzem bicicletas, têm de ser empresas com um desenvolvimento sustentável, devem tornar-se empresas mais verdes e irem ao encontro do que o mercado procura.

E como poderão fazer isso? Através de novas técnicas de fabrico, novos materiais utilizados, novas perspetivas com recurso à reciclagem/valorização dos componentes das bicicletas em fim de vida, entre outras ações.

Qualquer empresa que queira crescer de forma sustentável tem de incluir o Ambiente nas suas escolhas, nas suas decisões, na sua política e reduzir assim a sua pegada de carbono.

* Engenheira, formadora, consultora. Doutorada em Ciências e Engenheira do Ambiente pela Universidade de Aveiro. Artigo publicado originalmente na newsletter da ABIMOTA.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780