As melhores atividades para fazer na ‘Veneza Portuguesa’

2031
Canal Central, Aveiro.

Esta pequena cidade na foz da Ria de Aveiro é conhecida pelos seus canais, ‘gôndolas’ e salinas. Com uma longa história de produção de sal, olaria e pesca, é uma cidade tradicional com estas coisas ainda hoje praticadas.

Misture calçada portuguesa e edifícios Art Nouveau e o que tem? Uma das cidades mais bonitas e cativantes do Norte de Portugal.

Vale a pena fazer uma viagem do Porto a Aveiro?

Sim – se lhe apetecer um dia de lazer a explorar uma pequena cidade sem imensas atrações imperdíveis. Se estiver à espera do fator entretenimento de Lisboa ou do Porto, é claro que ficará desapontado. A cidade é encantadora e pode lá chegar de carro, barco ou mesmo alugar um barco no Porto e viver uma aventura pela costa.

Para um dia descontraído a vaguear pelos canais, provar a comida local e visitar alguns museus, vale certamente a pena uma visita.

Coisas para fazer em Aveiro, Portugal

Quer esteja a passar um dia em Aveiro ou mais tempo, aqui estão as melhores coisas a fazer sem qualquer ordem em particular, embora seja justo dizer que a primeira é a mais famosa!

Fazer um passeio de moliceiros

Ao pesquisar no Google ‘Aveiro’, será imediatamente recebido com fotografias dos atrativos barcos que navegam nos cursos de água.

Conhecidos como moliceiros, estes barcos de estilo gondoleiro têm o nome de moliço, um tipo de algas tradicionalmente utilizadas para fertilizar a terra para a agricultura.
Fazer um passeio de moliceiro é facilmente a atividade mais popular em Aveiro. Arranje um com um vendedor por um custo de cerca de 5-10 euros durante 45 minutos.

Confeitaria Peixinho

Este atraente balcão de confeitaria aberto desde 1856 tem tetos altos, paredes pintadas e candelabros. Vendem não só os ovos moles originais, mas também uma enorme variedade de bolos e merengues contendo a mistura doce.
Comprei um merengue que gostei mais do que os ovos moles originais. Há uma infinidade de pastelaria para investigar, incluindo as em forma de barcos moliceiros no exterior.

Costa Nova, Ílhavo.

Faça uma viagem à Costa Nova

Uma das melhores coisas a fazer em Aveiro é fazer uma viagem a esta bela cidade de praia a 12 quilómetros de distância.

Inicialmente, pensei que não teria tempo para visitar a não ser que passasse a noite em Aveiro. No entanto, fica apenas a 15 minutos de carro e só precisa de uma hora para passear no passeio das Casas Típicas da Costa Nova, pelo que é possível visitar durante uma viagem de um dia a Aveiro a partir do Porto. Se optar por explorar a costa de barco, esta é uma excelente área para ficar, uma vez que existe uma marina local onde pode atracar o seu barco alugado na Nautal.

Aviste os murais de Aveiro

Não estava à espera de um centro de arte de rua de uma pequena e tradicional cidade portuguesa, mas fiquei agradavelmente surpreendido com os murais que lá vi.

O primeiro mural retratado acima fica em frente à estação de comboios de Aveiro. A imagem é feita a partir de tinta lascada numa parede de tijolo vermelho, criando o rosto de um homem por Vhils, um artista de que tomei conhecimento ao descobrir a arte de rua do Porto.

O segundo é este mural de pescadores locais, feito a partir de azulejos pintados. Gosto particularmente da forma como esta peça se liga à sua localização e partilha a história de Aveiro. Encontrei-a ao lado do Canal Central de Aveiro.

Fórum de Aveiro

Para além das lojas e mercados tradicionais, existe um centro comercial moderno em Aveiro. O Fórum Aveiro não tem propriamente a sensação de um centro comercial regular: é construído com pedra vermelha e pavimentos típicos da calçada portuguesa. Com lojas, restaurantes e um cinema, vale a pena passear rapidamente quando se visita Aveiro.

Aveiro é um lugar realmente interessante e encantador e vai divertir-se imenso a explorar a cidade e a região envolvente.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.

Comercio 780