As diferenças entre os colchões ortopédicos e os colchões tradicionais

684

Se comprar um colchão ortopédico sem pensar, pode fazer mal à sua saúde ou perder o seu dinheiro. Antes de comprar um colchão novo ou substituir um antigo, vamos discutir alguns aspectos.

Um colchão ortopédico (também conhecido como anatómico) é um colchão de apoio que proporciona à coluna vertebral a posição mais confortável durante o sono. Ou seja, a coluna vertebral é apoiada nos pontos certos: quando se deita, o colchão segue as curvas individuais naturais do seu corpo. Os músculos relaxam, a tensão desaparece, dorme-se bem e acorda-se fresco de manhã. Os colchões tradicionais não têm este efeito.

A quem são recomendados os colchões ortopédicos

Os colchões anatómicos são recomendados principalmente para crianças, adolescentes, pessoas com problemas de coluna e pessoas com mais do que 50 anos. Aconselhamos todas as pessoas que se preocupam com a sua saúde a comprar um colchão ortopédico. Não nos limitamos a recomendar, ajudamo-lo a escolher o colchão certo.

Então, por onde devemos começar? Comecemos pelo mais importante

Com ou sem molas? É uma questão de preferência individual e de orçamento. Há muito tempo que decidimos sobre a escolha do enchimento e preferimos os modelos sem mola. Falamos-lhe deles a seguir.

Um colchão sem molas combina camadas de diferentes enchimentos. Uma das camadas é a base, enquanto as restantes formam a rigidez. Ao combinar as camadas do colchão, o fabricante altera a firmeza: macio, duro, médio-duro. Mas não deve escolher um colchão pelo seu nome do catálogo, mas sim pelas suas sensações próprias: algumas pessoas acharão que qualquer colchão não é suficientemente firme, enquanto outras ficarão cansadas durante a noite num colchão marcado como “macio”. Oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de virem à nossa loja e testarem o colchão pessoalmente.

O que é que precisa de ser determinado antecipadamente?

O tamanho

Um especialista pode aconselhá-lo sobre um modelo, mas terá de ser você a medir a cama. O mais importante é medir não as dimensões exteriores da cama, mas a caixa interior para o colchão. Os colchões de tamanho normal estão disponíveis em stock. Se o cliente precisar de um colchão ortopédico de tamanho não standard, o preço do colchão será diferente do preço de catálogo, consoante o tamanho pretendido. É preferível discutir estas nuances com um consultor.

Firmeza

A firmeza de um colchão depende diretamente do peso da pessoa que dorme nele. Afinal das contas, a principal função de um colchão é o apoio. Quanto mais pesada for a pessoa, mais se afunda, e mais denso deve ser o enchimento.

Preferências individuais

Que posição gosta de adotar quando dorme? Gosta de ler ou de ver televisão na cama? Dorme sozinho ou com um parceiro? Vive num apartamento ou numa casa? O conselheiro não faz estas perguntas por curiosidade.

Por exemplo, se o peso ou os hábitos dos parceiros forem muito diferentes, é preferível comprar dois colchões separados. A propósito, um colchão ortopédico duplo é geralmente embalado a vácuo e dobrado de forma a ser fácil de transportar. No entanto, gostaríamos de chamar a sua atenção para o facto de os colchões abertos não poderem ser devolvidos (são equiparados a artigos de higiene pessoal). Por conseguinte, aconselhamo-lo a testar cuidadosamente os modelos antes de os comprar.

Há várias conclusões

Se não está a dormir o suficiente, este é o primeiro sinal para substituir o seu colchão. É melhor começar a comprar imediatamente e não esperar por problemas de coluna: https://interia.studio/mattresses/.

A escolha do enchimento e da sua firmeza é uma questão individual. Para além do tamanho da cama, são tidos em conta a idade, o peso e as características anatómicas.

Também é possível dormir confortavelmente num sofá, mas este nunca substituirá um colchão ortopédico.

Temos amostras de colchões na nossa loja. Pode tocar-lhes e testá-los, e fazer uma compra imediata. A maior parte dos tamanhos standard estão disponíveis em stock. Os nossos consultores dir-lhe-ão o prazo exato de fabricação e de entrega de um colchão por medida.

Desejamos-lhe uma boa noite.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.