As 5 tecnologias inteligentes mais utilizadas no mundo empresarial

1864
Photo by Pixabay.
Comercio 780

Para as empresas que querem acompanhar o ritmo dos tempos, a transformação digital não é uma opção. É mesmo uma necessidade para conseguir sobreviver face à competitividade do setor.

Para ganhar uma posição de destaque no mercado, então, é necessário utilizar tecnologia inovadora não para “estar na moda”, mas para sincronizar com uma frequência que coloca as companhias no caminho certo.

Vejamos quais são então as principais inovações tecnológicas presentes na maioria das industrias.

1.Internet das Coisas (IoT)

A utilização da Internet das Coisas (IoT) no negócio é ampla e variada. É uma tecnologia que pode ser aplicada, por exemplo, na manutenção de máquinas e equipamentos através de sensores que monitorizam em tempo real o funcionamento geral dos equipamentos, o que serve para antecipar falhas e avarias.

Com o boom dessa inovação, médias empresas do ramo industrial estão cada vez mais a investir na sua aplicação.

Por outro lado, a logística inteligente, que inclui armazenagem e transporte, é mais uma forma de utilizar a IoT para beneficiar as companhias que têm de armazenar e distribuir produtos.

2. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é outra ciência que pode aumentar, segundo os especialistas, até 40% da produtividade de uma empresa.

Os maiores exemplos são:

· A utilização de robótica em empresas de processo industrial como a indústria automóvel;
· Chatbots em companhias que necessitam de automatizar processos de comunicação com os clientes;
· Programas automatizados para criar ligações mais personalizadas com os clientes;
· Programas automatizados para operar na bolsa de valores e realizar operações financeiras e bancárias;
· Programas que fazem a previsão de tendências económicas e comerciais para otimizar estratégias empresariais.
No fundo, não é de espantar a presença da IA nesta lista.

3. Realidade Aumentada/Virtual

O uso de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) nas empresas serve, principalmente, para dar forma a processos ou produtos, com o objetivo de os otimizar e melhorar.

Além disso, servem também para orientar e instruir funcionários a realizarem tarefas específicas, bem como familiarizá-los com futuros procedimentos.
Por outro lado, são uma mais valia para entender potencialidades de produtos que se pretendem lançar no mercado.

Photo by Pixabay.

4. Machine Learning

Com a Machine Learning, uma empresa pode ter uma tecnologia ainda mais inteligente, utilizando algoritmos para processar dados, detetar tendências, prever contextos relacionados com o mercado e a economia, registar padrões e modelos de vendas nas preferências do cliente ou criar mecanismos de segurança.

Por outras palavras, a grande vantagem do Machine Learning é fazer tudo isso de forma automática, através de uma operação que aprende por si só, sem intervenção humana, resolvendo problemas para os quais não foi programada.

Bons exemplos dessa tecnologia são plataformas de geração de conteúdos, tais como para a criação de nomes de empresas de acordo com palavras-chave dadas (Ex: Business Name Generator); Websites de forecasting, onde são fornecidos dados estatísticos baseados em diferentes tipos de informação (Ex: IPMA); ou mesmo casinos online como o Betano, onde jogos como o blackjack funcionam com algoritmos e o dealer virtual adapta-se às movimentações e jogadas dos utilizadores.

5. Blockchain

O Blockchain é uma tecnologia digital que realiza operações baseadas em redes que se alimentam mutuamente e operam sem intermediários como os bancos.
Criada inicialmente para estruturar a operação de compra e venda de bitcoins, ela é também utilizada para estabelecer comunicação entre empresas diretamente, de forma autónoma e sem a intervenção de terceiros, permitindo a realização de todo o tipo de negócios, intercâmbio de dados e transações.

Será que o mercado está preparado para a revolução inteligente e digital?
Em suma, uma empresa precisa de definir claramente estratégias de produção, comerciais, de marketing e de experiência do cliente para que seus projetos sejam realizados com sucesso. É aqui que a Tecnologia Inteligente (TI), aplicada de forma adequada e conveniente, pode ser a chave para alcançar os objetivos desejados.

Dizer ainda que, em Aveiro, o caminho está a ser feito nesse sentido, com formações no campo da transformação digital, para dar ferramentas às companhias locais. Isto porque, tem sido uma área que requer inteligência, adaptabilidade e estudos prévios que definam as necessidades particulares de cada empresa. Só dessa forma, com formações e entreajuda empresarial, é que a Tecnologia Inteligente pode ser benéfica a curto e longo prazo no distrito.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo.