“Artistas D’Aveiro” com “escola e ou saberes práticos”

1033
"Artistas D'Aveiro".
Comercio 780

A motivação que levou a desenvolver este trabalho prendeu-se com a necessidade de agregar num livro os “Artistas D’Aveiro” que durante mais de uma centúria se entregaram da alma e coração às artes, dando a conhecer os seus projectos e trabalhos: em exposições individuais e colectivas, em inúmeras actuações, em publicações, e também implantados em espaços privados e públicos, elevando o nome de Aveiro aos patamares cimeiros da cultura.

Por Manuel Pacheco *

Este projecto é independente de qualquer instituição ou estrutura organizada das artes, foi idealizado pelo Cartoonista Armando Regala que lançou o repto, tem a colaboração de variadíssimos Artistas que fizeram e fazem “Escola” na Cidade de Aveiro, dos quais se elaborou um inventário de personalidades, é intergeracional, e assenta em memórias pessoais, fruto das nossas vivências e estímulos.

Para tanto foi solicitado a muitos Artistas a participação activa, respondendo aos pressupostos lançados para obtenção de toda ou parte da informação a partilhar, de modo a valorizar não só as suas obras, bem como o nosso projecto.

Dos Artistas que já nos deixaram, mas que estão sempre presentes entre nós, as Famílias empenharam-se em disponibilizar com muita generosidade a informação do percurso dos seus entes queridos, trazendo-os à memória de todos, de modo a suscitar a curiosidade, pelo labor das suas vidas entregando-se a todas as Artes.

Não há a pretensão de abarcar neste livro todos os Artistas – haverá sempre falhas e até por ausência de participação – dos mais visíveis e que se guindaram a patamares elevados das suas artes e técnicas, até aos menos conhecidos do grande público, mas de uns e outros, estamos convictos de ter trazido à ribalta muitos dos que sobressaíram e nos ficaram na memória, pelo seu grande amor a Aveiro.

Este livro contempla um espaço temporal alargado, e os Artistas, com escola e ou saberes práticos, estão seriados pelos seguintes grupos: artes plásticas, inclui fotos; artes performativas, espectáculos e imagem em movimento; literatura e reportagem-contos, poesia e memorial.

Para tanto socorremo-nos de catálogos, folhetos, flyers de apresentação de exposições, algumas publicações na rede social Facebook – em última análise – que nos emprestaram muitos comentários sobre diversos autores, ao mesmo tempo que reconhecemos como valiosíssimo, o contributo autobiográfico de cada um – intimista até – para o enriquecimento desta colectânea, que como é óbvio não se esgota aqui.

O trabalho gráfico e design é de autoria da OURS TEAM do Hélder Santos e Inês de Carvalho, que generosamente se associaram a este projecto.

Esta obra que agora apresentamos, vai ter um fim solidário, destinado à Instituição centenária da Cidade de Aveiro – o Clube dos Galitos – agremiação que se distinguiu ao longo de décadas, e promove o fomento e divulgação da cultura, e da qual emergiram inúmeros Artistas que aqui trazemos e se notabilizaram a todos os níveis.

* Autor de “Artistas D’Aveiro”.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.