Artes: O futuro da magia e as perspectivas no domínio do circo

972
BETA CIRCUS.

A Conferência Final do BETA CIRCUS, a realizar no Laboratório das Artes da Vista Alegre, em Ílhavo, no próximo dia 7 de julho, vai versar a linha de pensamento e a filosofia do conceito “Magic in our Lives” (a magia nas nossas vidas), esse vai assim constituir o tema chave para um dia cujo mote será debater os resultados da cooperação europeia, abordando ainda o futuro da magia e as perspectivas para o desenvolvimento e inovação no domínio do circo.

Por Bruno Costa / João Arezes – Rede BETA CIRCUS *

Ao longo dos últimos dois anos, num contexto pandémico agreste para todos os sectores, a Cultura em geral foi, como se sabe, um dos domínios da sociedade mais afetados.

O BETA CIRCUS desde logo inscrito nessa actividade nuclear e enquanto projecto de dimensão internacional, com acções programáticas a decorrerem em quatro países (Portugal, Itália, Sérvia e Letónia) desde outubro de 2020 até julho próximo e a fazer face a um programa com mobilidades implícitas e imperativas de artistas, especialistas e agentes associados ao universo do circo contemporâneo, foi também atingido. O resultado do labor empreendido, felizmente nem por isso…

Há, por conseguinte, um ciclo que se fecha em 2022, mas há também um circuito que se abre a novas proposições: a Conferência Final do BETA CIRCUS, a realizar no Laboratório das Artes da Vista Alegre, em Ílhavo, no próximo dia 7 de julho, vai versar a linha de pensamento e a filosofia do conceito “Magic in our Lives” (a magia nas nossas vidas), esse vai assim constituir o tema chave para um dia cujo mote será debater os resultados da cooperação europeia, abordando ainda o futuro da magia e as perspectivas para o desenvolvimento e inovação no domínio do circo.

A conferência final do BETA CIRCUS será um momento de debate, partilha e networking e, para o efeito, contará com um painel de convidados, especialistas nacionais e internacionais de reconhecido mérito, bem como agentes culturais e artistas ligados a estruturas e companhias de teatro, dança, performance, circo contemporâneo, magia e demais linguagens.

No seio do contingente de convidados estarão, entre outros, Luís de Matos (ilusionista), Cláudia Berkeley (Teatro da Didascália), Rémi David (mágico e escritor), Valentine Losseau (antropóloga, ilusionista, dramaturga e directora artística), Verena Cornwall (actual directora do Winchester Science Centre, directora do St. Patrick’s Festival/Dublin e da English National Ballet School), Vittoria Lombardi (curadora e directora da cultureandprojects). Entre os moderadores estarão os responsáveis pela Bússola, a entidade anfitriã, Bruno Costa e Daniel Vilar, bem como Kalle Nio (artista visual, mágico e encenador), Mara Pavula (directora do Riga Cirks/Letónia) e Mira Dobrkovic (fundadora e directora do Centro de Desenvolvimento para as Artes do Circo – Ludifico/Sérvia). Por favor ver sinopses biográficas em doc. em anexo

Convém relembrar, para uma melhor compreensão do contexto e do conceito, que o BETA CIRCUS pretende impulsionar a inovação e artistas emergentes europeus nas artes circenses, com o objectivo de abordar as novas tendências do circo contemporâneo e compensar a falta de oportunidades para os artistas obterem formação profissional em domínios especializados. Durante o último ano, um grupo de 12 artistas emergentes europeus juntou-se a um processo internacional de capacitação para a magia contemporânea, apoiado na mobilidade transnacional e na experiência profissional.

* Mais informações em www.betacircus.eu.

BETA CIRCUS é cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia e pela Direção-Geral das Artes, sendo promovido pela Bússola (PT), Teatro Necessario (IT), Ludifico (RS) e Rigas Cirks (LV). São parceiros associados o 23 Milhas (PT), Parma 2021 – Capital Italiana da Cultura (IT), ATER (IT) e Novi Sad 2022 – Capital Europeia da Cultura.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.