Arouca Geopark tem planta rara

2233
'Potentilha dos montes' fotografada por Carminda Santos.
Comercio 780

Uma cidadã descobriu uma “planta rara” no território que é designado como ‘Arouca Geopark’.

Trata-se de um exemplar ‘Potentilha-dos-montes’ (Potentilla montana), classificada como “uma planta rara e em perigo de extinção”, adianta um comunicado da AGA – Associação Geoparque Arouca.

A planta consta da ‘Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental’ publicada recentemente.

Carminda Santos, naturalista que integra o projeto ciência-cidadã ‘Biodiversidade do Arouca Geopark’ observou e registou a ‘Potentilha-dos-montes’ pela primeira vez no Arouca Geopark, acrescentando “uma nova localização no mapa nacional de distribuição da espécie.”

“Com distribuição restrita a Portugal, esta planta habita em locais rochosos, taludes, prados e orlas, sendo apenas conhecidos, até ao momento, três núcleos populacionais”, adianta a nota de imprensa.

Para a AGA, “a descoberta” confirma a importância do envolvimento dos cidadãos no conhecimento e na proteção da biodiversidade.

A “importância da divulgação do conhecimento científico” levou a associação e a autarquia local a promoverem o evento online “Biodiversidade do Arouca Geopark | 12 meses, 12 temas” que pretende “informar, partilhar e convidar a sociedade a participar ativamente na conservação do património natural do Arouca Geopark.”

Artigo relacionado

Arouca Geopark organiza webinares sobre a preservação da natureza

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780