Arouca Geopark recebe certificado de Destino Sustentável de Grau «Ouro»

794
Eertificado de Destino Sustentável de Grau ao Arouca Geopark.
Comercio 780

O Arouca Geoparque Mundial da UNESCO foi distinguido com o certificado de Destino Sustentável de Grau «Ouro», pela Green Destination. O território Arouca Geopark vê, assim, distinguida a sua política de sustentabilidade, através do programa Green Destinations Award, que certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, ​​a nível internacional, de acordo com critérios ambientais, socioeconómicos e culturais.

O galardão foi entregue a 24 de fevereiro na Sala do Capítulo do Mosteiro de Arouca, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, do Presidente da Green Destinations Foundation, Albert Salman, do Presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins e do Sócio-gerente e consultor de turismo sustentável da Th1nk Mate – Lda., Pedro Mendes.

Margarida Belém destacou o “enorme orgulho, mas também a enorme responsabilidade a conquista de um reconhecimento do trabalho que todo este território tem vindo a realizar.” “Todo este percurso tem sido um esforço coletivo – Município, AGA, ADRIMAG, empresários da hotelaria, animação turística”, referiu a autarca, que manifestou já o desejo de “não ficar por este patamar e avançar para o próximo – a certificação de platina.”

Albert Salman, que esteve presente de forma online, parabenizou o território Arouca Geopark pela classificação de excelência alcançada nesta certificação, referindo que as sinergias criadas entre as entidades locais, regionais e nacionais são a alavanca para que este destino turístico continue a sustentar e reforçar a sua atratividade.

Luís Pedro Martins, também, destacou o trabalho desenvolvido pelo Município nos últimos anos, revelando: “Arouca tem-nos dado muitas alegrias” e cada vez mais se assume como uma das grandes âncoras desta região turística, razão pela qual “[a entidade regional de turismo] Porto e Norte tem levado Arouca para todo lado, nesse mundo afora.” Sublinhou ainda a importância da certificação atribuída hoje por uma entidade com os créditos firmados como é o caso da Green Destinations Foundation.

Nuno Fazenda, a quem coube encerrar a cerimónia de certificação, considerou que Arouca tem vindo a “afirmar-se consistentemente na área do turismo, de forma inovadora e sem perder a identidade”, pelo que “constitui uma mais-valia para o turismo do país”. Sobre a importância da certificação obtida, o governante defendeu que “liderar o turismo do futuro significa um turismo mais sustentável.” “Isto só se faz preservando património natural porque não há turismo sem as nossas praias, sem as nossas serras”, disse o governante.

Continuar para mais informações.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.