Arouca Geopark organiza Bioblitz

1348
Arouca Geopark.

A 4 e 5 de outubro, decorrerá no Arouca Geopark, na Estação de Biodiversidade (EBIO) do Merujal, a primeira edição de um Bioblitz.

Trata-se de um evento de inventariação relâmpago de biodiversidade, de curta duração, aberto à participação dos cidadãos. É uma oportunidade única para melhor conhecer e inventariar as diferentes espécies de flora e fauna da Serra da Freita, uma área de valores patrimoniais únicos, que, a par da Serra da Arada, está classificada como Sítio de Interesse Comunitário (SIC) Rede Natura 2000.

O Bioblitz é dirigido a escolas, famílias e público em geral, que contarão com a presença de diferentes estações de amostragem temáticas ao longo dos 1700 metros de trilho da EBIO do Merujal. Neste evento, os participantes poderão encontrar informações sobre a biologia e conservação das espécies desta EBIO, com o recurso a laboratórios de campo para observação, identificação e inventariação de insetos, anfíbios e répteis, mamíferos e aves.

O dia 4 de outubro, sexta feira, é reservado às escolas (Bioblitz Escolas), com participação gratuita, mediante inscrição prévia. Já o sábado, 5 de outubro, é dirigido a famílias e público geral (Bioblitz Público Geral), entre as 15h e as 18h. Por sua vez, entre as 19h e as 21h, realizar-se-á uma saída de campo para deteção acústica de morcegos. A participação é gratuita. Todas as atividades são acompanhadas por educadores e investigadores.

Para mais informações e inscrições contactar [email protected].

A atividade enquadra-se na ação «Expedição Científica do Território Arouca Geopark», promovida pelo Município de Arouca em colaboração com a AGA – Associação Geoparque Arouca. Dinamizada pela Mundo Científico e pelo Laboratório de Ecologia Aplicada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, conta, ainda com o apoio de investigadores da Universidade do Porto e da Universidade de Aveiro. O projeto é cofinanciado pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética, do Fundo Ambiental e ENEA2020.

Publicidade, Serviços & Donativos