Armazém de ostras ilegal detetado em Ílhavo pela GNR

6227
Armazém ilegal de ostras.

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu, no passado sábado, na Gafanha da Encarnação, Ílhavo, quase uma tonelada de ostras e equipamento utilizado no manuseamento, tratamento e seleção de moluscos bivalves vivos, num valor que atingirá os 81 mil euros.

“Desta ação foi identificado um homem de 54 anos e foram elaborados dois autos de notícia por contraordenação devido à falta de licenciamento e pela posse de bivalves, sem os respetivos documentos sanitários”, adianta a GNR.

“No âmbito de uma operação destinada ao controlo da captura, transporte e comercialização de bivalves na Ria de Aveiro, os militares detetaram um armazém a laborar como unidade de maneio e tratamento de bivalves, sem licenciamento, existindo no local quase uma tonelada de ostras sem possuírem os documentos sanitários obrigatórios”, refere um comunicado.

Da ação resultou a apreensão de 905 quilos de ostras, assim como 532 sacos ostrícolas, meio milhar de sacos de rede plástica, 500 cilindros de plástico e 150 caixas de madeira para embalamento de ostras.

No local estava ainda um depósito com estrutura metálica de 1000 litros, um tanque de arrefecimento com motor acoplado de oxigenação e circulação de agua com capacidade para 1000 litros, um tanque em metal para conservação e estagio das ostras e diversos equipamentos utilizados no tratamento, calibragem e separação das ostras, que a Guarda também apreendeu.