“Aradas está em festa”

3582
Junta de Freguesia de Aradas, Aveiro.
Comercio 780

Os anos de 2018 e 2019 ficarão indubitavelmente marcados na história da Freguesia de Aradas, como anos de crescimento, instrumento essencial ao desenvolvimento, que há muito não assistíamos.

Por Catarina Barreto *

Parecerá estranho iniciar o meu discurso com uma frase que embora de evidência clara, ou não estivéssemos aqui reunidos na Cerimónia Comemorativa do Aniversário da Freguesia de Aradas, contenha apenas em si este momento festivo… Tal seria de estranhar, se assim sucedesse. Mas, ao afirmar e proclamar esta Aradas em festa, pretendo com isso, assinalar e perpetuar na história da Freguesia, que Aradas vive atualmente um momento de fulgor, de crescimento e de unidade.

Aradas, freguesia às portas da cidade, e que nela já está, é hoje, mais do que ontem, uma Aradas mais desenvolvida e atrativa, e com pendor cada vez mais urbano. O surgimento de uma nova centralidade na cidade de Aveiro tem, aliás, a nossa marca identitária. Uma nova centralidade na cidade, e o englobar na malha urbana, tem tornado esta freguesia mais atrativa ao investimento público e privado, carreando um espírito de comunidade mais intenso, como é exemplo o Festival Aradas +, organizado em parceria com a Paróquia de São Pedro de Aradas, a quem reitero o meu agradecimento público, na pessoa do Padre Paulo Cruz, pela disponibilidade, colaboração e empenho na co-organização deste evento que é de todas as Associações e Colectividades, que é de todos os Aradenses!

Expoente máximo da nossa vida em comunidade durante o ano, o Festival Aradas + , envolve mais de 1.000 participantes, num árduo trabalho que é de todos, com especial enfoque nas nossas associações que ano após ano, nos ajudam a fazer mais Comunidade. Obrigada Associações e Coletividades Aradenses!

E porque o dia e o momento são de festa, aproveito para anunciar publicamente, que em 2021, Aradas acolherá o que será a III Edição deste Festival que une toda a nossa Comunidade, nos dias 26,27,28 e 29 de Junho (Dia de São Pedro – nosso Padroeiro).

Os anos de 2018 e 2019 ficarão indubitavelmente marcados na história da Freguesia de Aradas, como anos de crescimento, instrumento essencial ao desenvolvimento, que há muito não assistíamos. A nossa Aradas padecia sobretudo de dificuldades em três áreas fundamentais e estruturantes na qualidade de vida : Saúde, Educação e Rede Viária. Atentos a esta realidade, foi por aí que iniciámos o nosso trabalho.

Na Saúde, primeira grande intervenção camarária na Freguesia neste mandato, requalificou-se a Unidade de Saúde e Familiar, criando melhores e mais dignas condições de acesso aos cuidados de saúde. Sem descurar o cuidado durante o período que duraram as obras, continuando a população a ser servida no local, através da colocação de contentores, cujo custo ascendeu a metade do custo da obra. Dirão uns, dinheiro desperdiçado, dirão outros e diremos nós, dinheiro investido e bem, no bem estar e na qualidade de vida dos nossos fregueses, dos nossos concidadãos. A saúde não pode ter preço. Por isso, iniciámos este ano, em Festa, com a inauguração do remodelado Centro de Saúde, no dia 9 de Março.

Na Educação, está atualmente em obra, e que corre a bom ritmo, a ampliação e reabilitação do Centro Escolar de Verdemilho, um enorme investimento da Câmara Municipal na Freguesia, que se cifra em montante superior a €450,000,00, e que constitui uma das mais importantes obras do mandato Cerca de metade das nossas crianças que frequentam o Jardim de Infância e o primeiro ciclo fazem-no no Centro Escolar de Verdemilho. Este investimento aliado ao previsto prolongamento da Eng. Basílio Tavares Lebre ligando-a à Rua Professor Júlio Catarino, determina uma melhoria substancial nas condições de acesso à educação e um claro reforço da segurança das nossas crianças e jovens, o nosso Futuro!

A terceira grande dificuldade diagnotiscada radicou na necessidade imperiosa de intervir na nossa Rede viária. Este ano vimos finalmente, e com grande agrado, ser realizada a obra de reabilitação da Rua Direita da Quinta do Picado, uma obra desejada há pelo menos 17 anos pela população , constituindo a mesma uma grande mais valia para a nossa Freguesia, atento que é um dos nossos principais eixos viários. Assistimos ainda este ano à requalificação do Largo Acácio Rosa, permitindo uma circulação com mais segurança nesta zona, em especial na zona do Centro Paroquial, onde a tomada e largada de crianças se efetua diariamente com mais segurança. Nesta esteira, foi efetivado o acesso pedonal na Rua Capitão Lebre em Verdemilho, e mais recentemente, a toda a EX-N109, brevemente Avenida Europa, alterada profundamente, com a construção da nova rotunda, a reorganização do trânsito e a implementação de circulação pedonal, em partes significativas do seu percurso. Brevemente cerca de vinte ruas da Freguesia, serão intervencionadas ao nível da pavimentação.

A tudo isto, soma-se uma Delegação de Competências com verbas históricas, cujo cumprimento rigoroso e pontual por parte da Câmara Municipal de Aveiro, permitem também à Junta uma gestão igualmente sem mácula. Um serviço próximo da população, a concretização de obras que de outra forma seriam muitos difíceis, como é exemplo a requalificação dos caminhos interiores do cemitério, a reabilitação da antiga morgue, a construção do armazém da junta, para o qual, ainda este ano, lançaremos concurso.

Ainda durante esta primeira metade de mandato, reorganizámos os serviços administrativos da autarquia, procurando uma Junta mais próxima dos Fregueses, mais aberta à Comunidade e que culminou com a implementação do Espaço Cidadão em Aradas, em 13 de Dezembro de 2018. Não querendo ser exaustiva, destaco ainda a reorganização dos serviços exteriores e o reforço às nossas respostas sociais , através da criação dos Projetos Aradas +, que tem tido uma enorme adesão da população, culminando as lacunas nesta área, sobretudo ao nível da população sénior, da promoção da cultura e de apoio aos mais desfavorecidos.

Como não dizer que Aradas está em Festa?
Aradas está em Festa, sim!

A nossa Aradas galgou a barreira da 109, como tantas vezes afirmo. Mas por si só, este não é um objetivo que se esgota em si mesmo. A localização estratégica da nossa Freguesia, o Executivo dinâmico que lidera a Câmara de Aveiro, a proximidade à Universidade de Aveiro, com quem aliás criámos parcerias no âmbito dos Projetos Aradas + e reforçámos os laços existentes, aliado ao forte investimento público, determinaram que Aradas reunisse, e reúna, as condições ideais para crescer com qualidade.

Tornando-se apelativa para grandes grupos económicos internacionais. Basta atentarmos na ampliação do Centro Comercial, na instalação de novas zonas comerciais, que conjuntamente com o dinamismo e a capacidade de trabalho dos Aradenses, determinam o crescimento do nosso comércio local.

A Freguesia vive uma era de desenvolvimento que não vivia há pelo menos duas décadas…
Reafirmamos a nossa posição na Cidade e fora dela! Reforçamos o Amor a Aradas e o orgulho das suas gentes na sua terra. Somos uma Freguesia milenar, celebramos hoje a parte mais recente da nossa História, a nossa integração na cidade de Aveiro, em 6 de Novembro de 1836.

Celebramos as nossas gentes, os nossos antepassados e todos os que honrosa e empenhadamente contribuíram para o presente que hoje vimos acontecer. Sim, porque o presente que hoje vivemos resulta também do trabalho árduo, dedicado e esforçado de muitos no passado, a eles, alguns aqui presentes nesta sala, o meu reconhecimento e agradecimento.

A Historia julgará como sempre,
O Presente afirmará como sempre,
O Futuro demonstrará como sempre.
E tal como dizia o poeta Romano Ovídeo : “ No Amor e na Guerra cumprir o dever é pouco”.

Neste momento e sobretudo neste ano, uma palavra especial, sentida e emotiva aos meus Colegas que atualmente compõem o Executivo, Débora, Danilo, Júlio e Sandra e me acompanham nesta tarefa, que nos foi confiada pelo Povo de Aradas, nem sempre fácil , mas honrosa, de em conjunto liderarmos os destinos da Freguesia.

Dos fracos não reza a História!

A História faz-se sim de obra, de trabalho e de dedicação, de mulheres e de homens livres que desinteressadamente serviram a sua terra, leais às suas gentes e com sentido de compromisso e responsabilidade.

Que o desígnio de antanho do poeta romano, que acolhemos a 20 de Outubro de 2017, nos continue a guiar, para de forma leal e honesta continuarmos e fazer sempre juntos mais e melhor por Aradas!

“No amor como na guerra, cumprir o dever é pouco.”

Uma palavra também de agradecimento e de reconhecimento aos Colaboradores da Junta de Freguesia, sempre prontos e disponíveis, orgulhosamente vestindo a camisola desta Aradas +.

Todos juntos acreditamos que conseguimos que a Aradas do Passado se torne Freguesia de Futuro!

Ora, como projetar um Futuro sem cuidar de quem cuida das nossas crianças e jovens. De quem ajuda na implementação e divulgação de valores essenciais à vida em Comunidade, de quem abdicando do seu tempo pessoal, por amor ao serviço, sem nada receber em troca, a não ser a satisfação de contribuir para a formação de futuros adultos mais capazes, tornam assim possível que o que começou por ser sonho, de alguns aqui presentes, se torne uma realidade.

E em 2019 , vinte anos depois da sua fundação, o Agrupamento São pedro de Aradas assume-se como uma instituição de excepcional relevância na Freguesia, com importante obra social realizada.

Ao Agrupamento e a todos os Escuteiros que o compõem, o nosso sincero e sentido agradecimento.
Obrigada!

A vossa presença e participação ativa na vida da Freguesia é sem dúvida um dos fatores determinantes na construção de uma melhor futuro para a nossa Aradas! Aradas conta convosco, contem sempre connosco…

As minhas últimas, mas principais palavras, são de agradecimento ao Executivo Municipal, em especial ao Senhor Presidente , Eng. Ribau Esteves sempre sensível aos principais problemas da freguesia e ao Senhor Vice-presidente, Jorge Ratola, aradense de gema, sempre presente, a qualquer hora e a qualquer momento que a Freguesia necessita, aos dois um obrigada será sempre pouco para quem tanto faz por terras de Aradas e de Aveiro.

Por isso, termino o meu discurso não com um simples obrigada à Câmara Municipal, mas com um claro e inequívoco reconhecimento do trabalho sério, rigoroso e de importância crucial para o desenvolvimento da Freguesia, nas suas áreas essenciais.

Impõe-se dizer que sem a Câmara Municipal de Aveiro atual, como parceira e amiga, não viveríamos este momento de fulgor e de crescimento e certamente não iniciaria o meu discurso, como termino:

ARADAS ESTÁ EM FESTA!
VIVA ARADAS!
VIVA AVEIRO!

Catarina Barreto,

* Presidente da Junta de Freguesia de Aradas (PSD/CDS), discurso do Dia da Freguesia de Aradas (183º aniversário) de 2019.

Comercio 780