Apreensão de explosivos, rastilhos e detonadores

825
Apreensão de artigos em fiscalização de pedreiras (Foto da PSP de Aveiro).

A PSP fiscalizou oito pedreiras e um armeiro da região de Aveiro no âmbito da operação nacional ‘Pedreiras em Segurança’, apreendendo explosivos, rastilhos e detonadores.

O balanço da fiscalização de locais de exploração de massas minerais e de extração de inertes (pedreiras) dá conta que foram apreendidos 100 quilos de explosivos, 360 metros de rastilho e 70 detonadores pirotécnicos “por estarem armazenados fora das condições legais”.

A operação da PSP decorreu entre dias 17 e 21 de outubro em todo o país no âmbito das suas atribuições exclusivas nas áreas do controlo do fabrico, armazenamento, comercialização, uso e transporte de armas, munições e substâncias explosivas e equiparadas.

A polícia contou com o apoio da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território” (IGAMAOT).

“A operação visou sensibilizar a indústria extrativa e demais operadores para a importância do cumprimento dos normativos legais existentes referentes à utilização de explosivos de utilização civil, licenciamento das infraestruturas, legislação ambiental, ordenamento do território e conservação da natureza, bem como para as regras relativas à segurança, higiene e saúde no trabalho, contribuindo, consequentemente, para a redução de acidentes que envolvem o recurso a explosivos de utilização civil, garantindo a integridade dos circuitos de emprego destes materiais e reduzindo o risco de descaminho”, refere um comunicado.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.