Apoios para produção de leite são insuficientes

346
Produção de leite.

Os produtores de leite consideram que só garantindo um melhor apoio à instalação de jovens agricultores e ao investimento produtivo nas explorações leiteiras será possível atrair e reter os jovens nesta atividade.

Por Marisa Costa *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A renovação geracional no setor leiteiro foi um dos temas centrais do Encontro Nacional de Produtores de Leite. Os produtores de leite pedem ao Governo que aumente os apoios ao investimento agrícola na próxima reprogramação no PEPAC – Plano Estratégico da PAC 2023-2027, cuja abertura de candidaturas está prevista para o 3º trimestre de 2024.

Os atuais apoios à instalação e ao investimento produtivo dos Jovens Agricultores, com montante máximo de 35 000 euros e de 208 mil euros, respetivamente, são insuficientes para o investimento elevado necessário à modernização das vacarias, única via para que a produção de leite seja um negócio atrativo para as novas gerações.

A produção de leite em Portugal enfrenta atualmente um conjunto de desafios que exigem a união e solidariedade entre os produtores e todos os elos na cadeia “do prado ao prato”.

Para assegurar o futuro do setor, para reduzir o abandono de produtores que coloca em causa o abastecimento pleno de leite em Portugal, a APROLEP reafirma a necessidade de um “preço justo” para todos os produtores de leite, capaz de pagar os custos de produção, o trabalho dos agricultores e os investimentos necessários para ganhar dimensão, assegurar o bem-estar animal, garantir a segurança alimentar e o equilíbrio ambiental.

* Vice-Presidente da APROLEP – Associação dos Produtores de Leite de Portugal.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.