Apoios ao emprego para imigrantes em Oliveira do Bairro

819
Foto cedida pela CM de Oliveira do Bairro.
Comercio 780

O Município de Oliveira do Bairro vai promover, no dia 27 de maio, pelas 10h00, um workshop intitulado “Procura Ativa de Emprego e Entrevista de Emprego”, destinado à população migrante.

A sessão terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro e contará com a dinamização de Sandra Meireles, formadora na área da empregabilidade.

Esta será a primeira ação da iniciativa “Oficinas de Emprego”, desenvolvida pela autarquia de Oliveira do Bairro no âmbito dos projetos “Oliveira Mundo de Gentes” e “Oliveira do Bairro Acolhe”, em colaboração com o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Oliveira do Bairro.

A iniciativa visa o empoderamento e autonomização dos migrantes na resolução de questões relacionadas com o emprego, bem como fornecer informação relativa ao reconhecimento profissional e académico.

A participação é gratuita e sujeita a inscrição prévia (até 23 de maio), através de formulário online disponível nas redes sociais e site do Município de Oliveira do Bairro, em www.cm-olb.pt.

Recorde-se que em 2022, o Município promoveu o ciclo de sessões “Emprego e Migração”, dinamizadas em parceria com a ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, no âmbito do Plano Local de Integração de Migrantes e do CLAIM de Oliveira do Bairro.

As sessões destinaram-se a migrantes desempregados, com o objetivo de os capacitar e potenciar as suas competências facilitadoras da empregabilidade, e a empresas e entidades com interesse na contratação de pessoas de países terceiros.

Sobre os projetos “Oliveira Mundo de Gentes” e “Oliveira do Bairro Acolhe”

O projeto “Oliveira Mundo de Gentes” visa promover o acolhimento e a integração social e cultural de pessoas originárias de países terceiros, através de ações que envolvem as entidades do setor cultural e outras entidades da sociedade de acolhimento. Pretende ainda facilitar o acesso ao mercado de trabalho, promovendo a sua integração profissional e o exercício dos seus direitos e deveres. Este projeto é cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), com uma comparticipação comunitária de 46.033,75€ e contrapartida nacional de 15.344,58€.

O projeto “Oliveira do Bairro Acolhe” tem como objetivo prestar apoio aos beneficiários ou requerentes de proteção internacional ou proteção temporária, oriundos do Afeganistão e da Ucrânia, através da sua receção, acolhimento e integração no concelho de Oliveira do Bairro, em articulação com a rede social local e com os serviços e entidades regionais e nacionais responsáveis neste domínio de intervenção. Este projeto tem financiamento do FAMI no valor de 106.128,62 euros, correspondente a uma comparticipação de 75% do valor total elegível de 141.504,83 euros.

Câmara de Oliveira do Bairro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.