
Teresa Cabano, psicóloga residente em Aveiro, presta, desde setembro passado, um serviço de “apoio especializado para o luto por animais de companhia”.
Um atendimento online de apoio psicológico “focado numa área ainda pouco explorada em Portugal: o luto por animais de companhia”.
De acordo com uma nota de imprensa divulgada pela psicóloga, o projeto “Liberdade para Sentir” pretenda “dar resposta a uma necessidade crescente” onde “a relação entre pessoas e animais ganha cada vez mais destaque” criando “laços” que “afirmam-se de importância na vida familiar”.
O luto pela morte de um animal “permanece frequentemente socialmente invisível” dado que “muitas pessoas vivem esta dor em silêncio e isolamento, temendo a incompreensão ou o julgamento alheio perante o sofrimento pela perda de um cão ou gato”.
Assim, o projeto “Liberdade para Sentir” espera ser “um contributo na resposta a esta necessidade social, disponibilizando acompanhamento psicológico especializado que reconhece e legitima este tipo de perda, respeitando a singularidade da relação entre o ser humano e o animal”.
O serviço não se dirige apenas a tutores que perderam o seu animal, abrangendo também “quem enfrenta situações de doença prolongada dos seus animais, processos de fim de vida, ou a exposição constante ao sofrimento animal — um cenário comum entre profissionais de saúde veterinária e voluntários da causa animal.”
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






