Apoio cultural: ‘Open call’ para obras sobre o “futuro sustentável”

762
Aveiro - candidatura a Capital Europeia da Cultura.
Comercio 780

A rede internacional ‘Culture Next’, de que a cidade de Aveiro faz parte, lançou uma ‘open call’ no âmbito do seu ‘Fundo das Cidades para a Cultura’.

A iniciativa pretende selecionar sete artistas para “trabalhar individual ou coletivamente, de modo a criarem obras que revelem as suas visões sobre a contribuição da cultura para um futuro sustentável”, informa a edilidade aveirense em comunicado.

Cada artista selecionado irá receber um apoio de 2.000 euros “para criar uma obra de arte, digital ou não digital”. Será dada aos participantes a oportunidade de “partilharem ideias com outros criadores e desenvolver projetos em conjunto, se assim o desejarem”.

O programa é uma forma de incentivar “a (co)criação de uma a sete obras de arte que envolvam os diferentes artistas selecionados”, que serão promovidas pelas dez cidades financiadoras, bem como pelas promotoras da rede ‘Culture Next’.

Aveiro integra o ‘Fundo das Cidades para a Cultura (Cities Fund for Culture)’, “um mecanismo pioneiro e alternativo” de financiamento para a cultura. Braga e Faro sáo as outra cidades portuguesas envolvidas a par de Belfast (Irlanda), Cluj-Napoca (Roménia), Elefsina (Grécia), Leeuwarden (Paises Baixos), Leeds (Reino Unido), Leuven (Bélgica) e Oulu (Finalândia)
 
Já a ‘Culture Next’, criadora do fundo, é uma rede europeia de 26 cidades provenientes de 17 países da União Europeia e do Reino Unido. Fundada em 2017 por dez cidades europeias, entre as quais Aveiro, conta com atuais e anteriores candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura.

Tem como missão é apoiar as cidades na implementação de programas e políticas de desenvolvimento urbano orientadas para a cultura, com base nas experiências, processos participativos e colaborações estabelecidas durante a preparação para a candidatura a Capital Europeia da Cultura.

A ‘open call’ aceita propostas até ao dia 25 de fevereiro através do seguinte link: https://culturenext.eu/cities-fund/ .

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.