Apoio a vítimas de violência doméstica disponível em Oliveira de Azeméis

1407

Oliveira de Azeméis tem a funcionar, há dois meses, a Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Violência de Género.

O gabinete de atendimento funciona todas as quartas-feiras nas instalações da Divisão Municipal de Ação Social, situada na rua dos Bombeiros Voluntários, nº 17, junto à igreja matriz. O atendimento é assegurado por uma equipa especializada com agendamento prévio através dos contactos 919 680 097, 964 184 860, 256 365 665 ou do email [email protected]

O atendimento é feito mediante prévia sinalização/referenciação, encaminhamento e agendamento, salvo situações de crise/emergência cujo atendimento possui carácter prioritário sendo realizado no imediato.

Esta resposta está implementada em todos os municípios que integram a Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM) e surgiu como resposta à necessidade de consolidar uma rede territorial de prevenção e intervenção no fenómeno da violência doméstica de forma deslocalizada e descentralizada promovendo a segurança, capacitação e autonomia das vítimas.

O “Espaço Trevo” é, desde 2006, a estrutura de atendimento/acompanhamento/apoio especializado a vítimas de violência doméstica e de género com respostas inovadoras, diferenciadas e em rede com parceiros estratégicos, que, vem agora, ser alargada aos seis municípios da Associação de Município de Terras de Santa Maria.

Objetivos da Estrutura de Atendimento

1 – Garantir o atendimento e acompanhamento das vítimas de violência doméstica e violência de género (mulher, homem, criança, adulto e idoso) nas seguintes valências:
– Intervenção na crise
– Apoio informacional, psicossocial
– Apoio Social
– Apoio Psicológico
– Aconselhamento Jurídico

2 – Dinamizar ações formativas para públicos-alvo estratégicos
3 – Desenhar um projeto de intervenção comunitária dirigida a aspetos preventivos da violência doméstica e de género
4 – Recolher dados sistemáticos sobre a violência doméstica, procedendo à sua respetiva análise e acompanhamento das vítimas

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780