Apicultura portuguesa: Descriminação com mais de 30 anos prestes a acabar

587
Recolha do mel das colmeias.

Pela primeira vez desde que Portugal é beneficiário da Política Agrícola Comum (a PAC), os apicultores poderão ser beneficiários diretos da mesma, à semelhança dos restantes produtores pecuários. Uma descriminação com mais de 30 anos está prestes a acabar, assim se cumpra a vontade do Governo.

Por Manuel Gonçalves *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

São excelentes notícias para um setor que está a passar por tempos difíceis, entre novos problemas, como a seca e a vespa velutina, e velhos problemas como um mercado de mel altamente liberalizado e onde a suspeita de fraude é uma constante.

Nesta edição será dado destaque ao Fórum Nacional de Apicultura e à feira Nacional do Mel, que decorreram de 3 a 5 de Novembro no Fundão. Mais uma vez este eventos demonstraram a vontade dos apicultores e das empresas que diariamente nos acompanham, em lutar pela futuro desta atividade, e em mostrarem ao público português a qualidade dos seus produtos, ou seja, aquilo que tão bem sabem fazer.

Por fim, uma palavra para algo que consideramos de vital importância: a capacitação técnica dos apicultores portugueses: a FNAP viu aprovado financiamento para desenvolver atividades de disseminação de caráter técnico, económico e organizacional relacionada com a apicultura e que contribuirá para capacitar os ativos do setor apícola, designadamente nos domínios da competitividade e da organização de produção. Este projeto inclui várias iniciativas de recolha e divulgação periódica de informações técnicas e de mercado, seminários, publicações e workshops de divulgação de conhecimento científico consolidado, entre outras.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Os objetivos são (1) aumentar a competitividade das explorações apícolas nacionais, (2) melhorar as capacidades técnicas dos apicultores nacionais, (3) disponibilizar a estes, informação económica e estatística, de forma rápida e periódica e (4) contribuir para a fixação das populações no meio rural, através da prática de uma atividade apícola competitiva, moderna e sustentável do ponto de vista ambiental, social e económico.

* Presidente da Direção da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP). Confira todos estes assuntos e outros, nesta edição da Newsletter APINFO.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.