APA vai monitorizar qualidade da água da Pateira de Fermentelos

1306
Pateira de Fermentelos.
Dreamweb 728×90 – Video I

Está programado em 2021 “o início da monitorização” ambiental da Pateira de Fermentelos, em Águeda.

A informação foi transmitida pelo Ministério do Ambiente na resposta a um requerimento apresentado pelo Bloco de Esquerda na Assembleia da República.

“Consideramos este anúncio uma vitória para a Pateira e para Águeda, alcançada pelo empenho e militância do Bloco de Esquerda. A monitorização da Pateira e afluentes é imprescindível para alcançar a qualidade desejada para a região”, refere a concelhia do partido.

A pergunta tinha sido enviada ao Governo em junho passado pelos deputados eleitos por Aveiro Nelson Perante e Moisés Ferreira a pretexto de descargas poluentes na lagoa.

“É certo que o flagelo da poluição não acaba aqui e enquanto ele durar, o Bloco estará atento e lutará para que as suas propostas sejam aprovadas”, acrescenta Luís Grilo, da comissão coordenadora local.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) informa que tem previsto, no âmbito do seu plano de fiscalização, ações para verificar a qualidade da água da pateira, confirmando que tem conhecimento de “hipotéticas descargas poluentes de carácter esporádico”, dadas a conhecer por denúncias anónimas, das autarquias e de contacto feito pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR.

Têm sido efetuadas ações de fiscalização “constantes a toda a bacia hidrográfica”, que antecederam as situações denunciadas, algumas desenvolvidas em articulação com a GNR e autarquias loais, pretendendo-se, para além da punição de infratores, dissuadir descargas poluentes.

As ações de fsicalização realizadas pela APA e GNR na pateira de Fermentelos não permitiram detetar possíveis infractores. Mas o “reforço” da presença no terreno permitiu, contudo, diminuir os episódios de poluição.

A APA informa, por último, as medidas de valorização dos recursos hídricos da região que tem curso ou vai lançar.

Artigo relacionado

Bloco aponta contradições ao Governo sobre poluição na Pateira

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780