Antigo ‘lavadouro’ da Vila de Luso transformado em espaço museológico e de exposições

1044
Antigo 'lavadouro' da Vila do Luso.
Comercio 780

O antigo ‘lavadouro’ da Vila de Luso vai ser reabilitado para lhe ser dada uma função “não só de espaço museológico, relacionado com o automóveis” mas, também, de exposições itinerantes, informou a Câmara da Mealhada.

A obra no espaço cedido pela Junta de Freguesia do Luso ao municipal está orçada em 140 mil euros

Com uma área de 242.87m2, o antigo ‘lavadouro’ da Vila de Luso, situado junto ao lago de Luso e pavilhão gimnodesportivo, terá, assim, “uso turístico e de promoção” local.

O edifício será organizado em duas entradas independentes: uma entrada para o atual espaço de lavadouro, criando-se, para tal, uma rampa de acesso direto ao espaço, onde se localizam os tanques, e uma entrada para o espaço museológico e de exposição, que comunicará internamente com um local administrativo, o espólio e o pátio central exterior. A intervenção recairá, para além da composição espacial interior, numa recuperação integral de toda a envolvência, desde a cobertura até ao pavimento, passando pelas paredes existentes.

O antigo ‘lavadouro’ encontra-se devoluto. Das dezenas de tanques que ali existiam, “sobrevivem” apenas nove unidades que ainda executam as suas funções e são atualmente utilizados.

Discurso direto

“Intervir neste local e manter toda a sua traça original será a pretensão principal desta intervenção, garantindo, assim, uma linguagem arquitetónica também de referência para um ponto turístico que pode e deverá ser visitado por todos, ocupando cada canto do seu edificado e dando a todos a alegria da história do automóvel na vila” – António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Vila com forte ligação ao automóvel

A Vila de Luso reúne um conjunto de referências “ícone” que, ao longo dos anos, são recordadas como um exemplo de cultura, saúde e lazer. Entre muitas outras referências, nos anos 80, momento em que a Serra do Bussaco foi palco do reconhecido Rally TAP Portugal (atual Rally de Portugal), o automóvel começou a ficar enraizado neste local. Com o passar dos anos, a história do automóvel, que se foi mantendo, foi enaltecida e ainda mais valorizada. Inúmeras provas foram criadas, até aos dias hoje, e muitas pessoas foram recordando a história do automóvel como uma presença assídua na vila de Luso e no Bussaco. O Luso é já uma referência automobilística nacional e internacional, pelas reedições de antigas provas lendárias que hoje fazem parte do calendário desportivo, nomeadamente o Rally Legends

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.