Ano novo, Saúde nova (?)

799
Enfermagem.
Comercio 780

Os Cuidados de Saúde Primários (CSP) são a principal porta de entrada no SNS e uma área basilar para o acompanhamento de todos os utentes ao longo do ciclo de vida, sendo absolutamente fulcral acabar com a perspetiva hospitalocêntrica.

Joana Baltazar *

Investir na promoção da saúde e prevenção da doença é a reviravolta necessária para prestar melhor cuidados de saúde mas também para melhorar a eficiência do SNS e acabar com dificuldades em termos da sua sustentabilidade financeira.

São necessárias medidas concretas de abordagem ao utente de forma holística e baseada em cuidados preventivos. Intervenções com foco na redução da prevalência dos principais fatores de risco dos portugueses, como alimentação inadequada, a inatividade física, o excesso de peso e os comportamentos aditivos ditam ser a melhor abordagem, não só à saúde individual mas também à saúde de todos.

A monitorização assídua de planos e intervenções deve ser privilegiada e analisada de forma regular, com vista a promover a sua reformulação ou adaptação, caso necessário.

O SNS não carece de um orçamento ilimitado e, portanto, a distribuição correta dos recursos disponíveis desempenha um papel de destaque na gestão eficiente do mesmo. É necessário aprofundar estas premissas para conceder maior estabilidade e fortalecer o SNS. Neste ano que agora começou, esperam-se medidas mais fortes e assertivas que salvaguardem a saúde e o bem-estar de todos.

* Enfermeira. Artigo originalmente publicado no site Healthnews.pt.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780