Aniversário da elevação de São Jacinto a Freguesia e as respostas à pandemia

1588
São Jacinto, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Ao sermos confrontados com a pandemia, tivemos de imediato que adaptar o Espaço Social à criação do GAPSJ, Gabinete de Apoio à População de São Jacinto, numa dinâmica com várias parcerias.

Por António Aguiar *

Hoje assinala-se o 66º aniversário da elevação de São Jacinto a Freguesia. Ainda em plena pandemia e para segurança de todos comemoraremos de forma simples, sem o habitual programa festivo e sem visitas, porém endereçando os parabéns aos cidadãos da Freguesia.

Se já antes da pandemia valorizávamos o trabalho de todos porque precisamos uns dos outros, tomamos ainda mais consciência da importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de todos os setores.

Da proximidade deste Executivo com a comunidade realçamos e potenciamos aquilo que nos une.

O apoio com iniciativas de cariz social tem sido prioritário e continuaremos a fazê-lo dentro das nossas possibilidades. Assim temos gerido esta situação pandémica com solidariedade e principalmente com a responsabilidade que a situação impõe.

Tomámos e continuamos a tomar as medidas necessárias de acordo com as diretrizes da DGS.

Ao sermos confrontados com a pandemia, tivemos de imediato que adaptar o Espaço Social à criação do GAPSJ, Gabinete de Apoio à População de São Jacinto, numa dinâmica com várias parcerias: apoio ao domicílio (espaço social); apoio psicológico (ordem dos psicólogos); material de proteção à pandemia (Junta de Freguesia); apoio alimentar (Regimento de Infantaria 10, Malaquias, Uprel, Reny Picot, Novarroz, Marabuto, Sentido da Fruta, Moagem Carlos Valente e Diatosta).
Ainda em contexto de pandemia, mantemos um permanente contato com a Unidade de Saúde Familiar de São Jacinto, Guarda Nacional Republicana da Murtosa, Delegada de Saúde da Murtosa.

A Freguesia não parou e ainda que em “modo Covidiano” continuamos a assumir a limpeza das bermas, passeios e ruas; manutenção de jardins e espaços verdes; manutenção e limpeza do cemitério; limpeza e recolha de lixos dos ecopontos; limpeza das rampas de acesso à ria; limpeza da praia e limpeza dos Wc Públicos. Construção e reparação de passeios; manutenção do Parque de Campismo.

Estabelecemos uma parceria com a Cliso, para a recolha de amostras para analise no Espaço Social. No mesmo espaço, apesar de, no momento, não haver atividades de grupo por causa da pandemia, mantemos a parceria com o Gabinete de Fisioterapia da Universidade de Aveiro.

No âmbito da delegação de competências da Camara Municipal com a Junta de Freguesia, a obra do circuito de manutenção continua a decorrer, prevendo-se a finalização durante este ano.
Ainda neste contexto, de Delegação de Competências para 2021, finalizou-se o processo para a execução do projeto da Capela Mortuária.

Outros trabalhos decorrem na Freguesia de São Jacinto que merecem uma especial atenção e preocupação da Camara Municipal de Aveiro (ciclovia, pavimentação de ruas e projeto do complexo desportivo), congratulando-se a Junta de Freguesia, por assim contribuir para melhorar a qualidade de vida da população.

Além das obras em curso e atrás mencionadas, gostaríamos de ver a situação da “frente de ria” definitivamente resolvida; requalificação da “praia dos tesos”, requalificação do lago da Igreja; melhoramentos no cemitério e ainda a criação de redes pluviais.

Uma palavra de gratidão ânimo e força a todos, principalmente, aos comerciantes da restauração, que pelo momento da atual situação sanitária se encontram atravessar momentos de grande dificuldade. Ao comercio local, pelos constrangimentos a que estão sujeitos.

Às Associações com as atividades suspensas, que não desistam. Ao Centro Social e Paroquial, pelo trabalho que desenvolvem a bem da comunidade. À EB1 de São Jacinto sempre atenta e empenhada. Aos Bombeiros Novos e profissionais de saúde, sempre na linha da frente. Ao Regimento de Infantaria 10, pela manifesta preocupação constante. Ao CENFA, sempre presente.

Tendo sempre as pessoas como nosso primeiro objetivo, a todos, sem exceção alguma: gratidão, ânimo e força. Parabéns à nossa Freguesia desde 1955, fazendo votos e acreditando que tudo vai melhorar.

* Presidente da Junta de Freguesia de S. Jacinto.

Publicidade, Serviços & Donativos