Anadia: Visita do Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural

468
Concelho de Anadia.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, esteve, no passado dia 30 de setembro, no concelho de Anadia, onde visitou a Quinta dos Abibes, em Aguim, e a Estação Vitivinícola da Bairrada (EVB), em Anadia.

O membro do Governo esteve no Município a convite da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), tendo a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, acompanhado a visita, na qual estiveram também presentes os Diretores Regionais de Agricultura do Centro e do Norte, bem como o presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Távora-Varosa.

Aproveitando a vinda de Rui Martinho ao concelho, Maria Teresa Cardoso e José Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, deram a conhecer alguns dos problemas que preocupam os vitivinicultores da região, nomeadamente no que diz respeito aos apoios financeiros para a sustentabilidade do setor.

Na Estação Vitivinícola da Bairrada o governante visitou as várias instalações, designadamente o Laboratório de Química Enológica, a Adega e as antigas casas do Adegueiro e do Diretor, tendo os responsáveis locais alertado para o estado de degradação em que se encontram estes imóveis e para a necessidade urgente da sua recuperação. De referir que é na Casa do Diretor que o Município e a CVB têm a pretensão de instalar o Centro de Investigação Nacional do Espumante, projeto há muito reivindicado pela região.

O Município tentou sensibilizar o Secretário de Estado para a necessidade de recuperar este património único na região, tendo mostrado abertura e disponibilidade para avançar com a sua reabilitação, desde que fique legitimado para o fazer e que a autarquia e o Ministério da Agricultura encontrem uma solução para a comparticipação do investimento a realizar.

Relativamente ao Centro de Investigação Nacional do Espumante, foi referida a importância da sua instalação neste imóvel e a mais valia que pode trazer para o setor, tanto em termos locais como nacionais. De sublinhar que a região da Bairrada produz mais de 50 por cento do espumante nacional e associada à Região da Távora-Varosa, as duas regiões representam mais de 75 por cento da produção de espumante em Portugal.

O membro do Governo reforçou o reconhecimento do Ministério da Agricultura para a criação do Centro de Investigação Nacional do Espumante, em Anadia, realçando que o Ministério da Agricultura quer ser um parceiro ativo na concretização deste projeto, para servir a região e o país, potenciando assim o seu desenvolvimento estratégico.

Câmara de Anadia

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.