Anadia: Presidência destaca indicadores positivos da gestão de 2021, mas prevê ano difícil

839
Centro da cidade de Anadia.

O relatório e contas referentes ao ano de 2021 da Câmara de Anadia apresenta “uma elevada taxa de execução orçamental, bem como um excelente grau de execução das Grandes Opções do Plano (GOP)”. Avaliação feita pela maioria camarária liderada por Teresa Cardoso (movimento independente), que, em comunicado, sublinha, ainda, “os indicadores bastante sólidos que o município de Anadia continua a apresentar”.

“Não obstante o cenário pandémico vivido, o Município apresentou, no ano de 2021, uma atividade muito intensa com o desenvolvimento de projetos, obras e programas cujos financiamentos estão contratualizados com as Autoridades de Gestão do Portugal 2020”, destaca, também, a presidência do executivo.

Os documentos foram aprovados com a abstenção da eleita do PS, seguindo para a Assembleia Municipalç.

A execução financeira foi de 84,24%, superior ao ano de 2020 que se situou nos 80,64%, “apesar da continuação do estado de pandemia provocado pela Covid-19”.

A Câmara releva, também, “os elevados montantes comprometidos nas funções sociais e económicas, mostrando a preocupação do executivo em continuar a dar resposta a duas áreas extremamente afetadas pela pandemia”.

No que concerne ao Orçamento, apresenta um grau de execução de 96,03%, no que respeita à receita, e de 87,09%, relativamente à despesa, o que é “demonstrativo do não empolamento dos orçamentos apresentados”.

O saldo de gerência a transitar para o ano de 2022 registou um acréscimo em relação ao ano de 2020, situando-se nos 2,908314 milhões de euros, dos quais 2,377096 milhões de euros correspondem ao saldo de operações orçamentais.

Relativamente ao ano de 2022, a líder da edilidade “manifesta alguma preocupação, tendo em conta vários fatores, nomeadamente o facto de ainda não se vislumbrar o fim da pandemia, a recente escalada de preços no setor da energia e combustíveis aliado à situação de guerra na Ucrânia e ainda associando-se a possibilidade de entrarmos numa situação de estagflação e complementado por Portugal ainda não ter um Orçamento do Estado aprovado”, o que leva a perspetivar um ano “muito exigente”, em termos económicos, e com “repercussões sociais imprevisíveis que nos devem manter todos numa situação de alerta e de prudência nas decisões estruturantes”.

Discurso direto

“O ano de 2021 continuou a ser de grande exigência e sentido de responsabilidade para o Município de Anadia que teve a capacidade de se ajustar, dia após dia, para dar resposta a todos os constrangimentos provocados pela pandemia, dando o apoio necessário às entidades de saúde, forças de segurança, instituições e Juntas de Freguesia. OP ano de 2021 foi de relevante importância para o desenvolvimento dos projetos financiados pelos fundos comunitários do Portugal 2020, prosseguindo o caminho do crescimento do nível de execução desses projetos” – Teresa Cardoso, presidente da Câmara.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780