“Há dias assim”: Das ‘Levadas Encantadas’ em Arouca às minas de Sever do Vouga

1480
'Levadas Encantadas' em Arouca (Foto de António Garcia).

Regressando aos grupos, foi um fim de semana com Hike Land e Quirino, simpático, profissional e excelente guia. Começamos pelas Levadas Encantadas de Arouca num sábado cujo tempo convidava a muitos “pés-postos”.

Por António Garcia *

Sabemos quanto Arouca oferece aos seus caminheiros encantamentos, nomeadamente com a Serra da Freita e seu Geoparque.

Mas desta vez ficámos em zonas menos desafiadoras, partindo de Mansores, numa circular de 12 km.

Passámos por algumas quintas muradas e seguimos um espaço de castanheiros, carvalhos e amieiros ao longo da Ribeira da Barrosa.

Os vales agrícolas e verdejantes abriram-nos o apetite para enfrentarmos o ex-libris deste percurso: um moinho que já foi ao lado de uma cascata, no meio de um nada maravilhoso. As fotografias desenham ao vivo este encantamento.

Ainda bem, pois com o andar da carruagem, cada vez a exigência qualitativa dos percursos é maior e este é apenas simpático.

‘Levadas Encantadas’ em Arouca (Foto de António Garcia).

Minas de Sever do Vouga: Um percurso que acompanha em grande parte o Rio Mau

Num outro fim de semana caminheiro com a Hike Land, foi mais um desafio com a certeza de encontrar novas valências a um percurso que já vai na quarta visita. E não me enganei, as Minas da Malhada e do Braçal (Sever do Vouga) ofereceram-me, uma vez mais, momentos de êxtase, surpreendendo-me com novos elementos, numa visita guiada por um técnico do museu desta localidade, encarregado das pesquisas históricas e arqueológicas deste espaço.

Fiquei encantado e senti-me completamente privilegiado por desfrutar da companhia e dos novos saberes. Como imaginar este espaço fervilhando de vida (ainda por volta de 1958) com mais de 700 pessoas explorando a galena para a transformar em chumbo, através de elevadores alguns com mais de 400 metros de altura e galerias, algumas perfazendo quase 2k5? Ouvindo as histórias tão bem contadas pelo André. E os quase 15km voaram sem esforço sentido.

Além do aspecto histórico, o percurso acompanha em grande parte o Rio Mau que uma simples ponte o separa do Rio Bom. Sempre envolvidos por uma vegetação cuja sombra e humidade é apreciada em tempos de forte calor. Açudes e pequenas cascatas dão a este espaço características que qualquer tibetano saberia apreciar para a meditação. O sussurrar da água, o chilreio das aves, o imaginar do que foi a vida neste espaço, dá à caminhada contornos de magia, serenidade, paz e bem-estar.

E o remate deste percurso na cascata da Cabreia, majestosa no seu esplendor e na sua força, foi o apogeu de um dia excepcional. Sim, mesmo pela quarta vez, fiquei de novo seduzido pelo encantamento produzido no meu foro interior.
Obrigado Quirino pela proposta bem-sucedida.

Antigas minas de Sever do Vouga (Foto de António Garcia).

* Trabalhou como director – responsável de sector social & cultural. https://www.facebook.com/antoniotony.garcia.9

Artigos relacionados

“Há dias assim”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780