Anadia: Parque ecológico de Vila Nova de Monsarros preserva antigo moinho de água

1607
Projeto do futuro parque de Vila Nova de Monsarros, Anadia.
Comercio 780

Está em construção um parque ecológico no lugar de Vila Nova de Monsarros, concelho de Anadia.

A intervenção a cargo da autarquia local tem um custo aproximado de 95.000 e prazo de execução de quatro meses.

Segundo uma nota de imprensa, a zona verde ocupará uma área aproximada de 1600m2.

“Associado a esta intervenção será construído naquele espaço um moinho de água museológico, no âmbito do Orçamento Participativo do Município de Anadia, num investimento que ronda os 43.500 euros”, adianta a Câmara.

O parque ecológico ocupa um espaço junto ao rio da Serra, perto do núcleo urbano da povoação, “apresentando todas as condições para ser potenciado e valorizado, proporcionando benefícios diretos e indiretos à população local.”

O projeto prevê diversas infraestruturas, desde redes de águas pluviais e abastecimento de água, bebedouros e iluminação pública, bem como a criação de diferentes espaços para um conjunto de atividades de recreio e zonas de lazer (parque infantil, campo de basquetebol, estacionamento, entre outros). Será também colocado mobiliário urbano, nomeadamente bancos, papeleiras e bebedouros.

Um investimento para “reabilitar” a zona em causa, dotando-a de condições para recreio, especialmente para o convívio intergeracional.

O moinho museológico serve para “perdurar no tempo a memória de pelos menos uma dezena de moinhos de produção que existiam ao longo do Rio da Serra (Rio Angarna)”.

A autarquia perspetiva instalar um espaço museológico e interpretativo “que permita explicar às gerações vindouras o que se fazia com este tipo de equipamentos.”

Publicidade, Serviços & Donativos