Anadia: ‘Museu das 2 Rodas’ recebeu 4 mil visitantes em meio ano de ‘portas abertas’

750
Museu das Duas Rodas, Anadia.
Comercio 780

“Apesar das limitações impostas pela pandemia”, cerca de quatro mil pessoas visitaram o ‘Museu das 2 Rodas’ (M2R) nos primeiros seis meses de funcionamento daquele espaço localizado no Centro de Alto Rendimento (Velódromo Nacional), em Sangalhos, Anadia.

Segundo uma nota de oimprensa da edilidade local, o M2R recebeu visitantes provenientes de 135 cidades portuguesas, de norte a sul do país, e de 14 países, dos quatro cantos do mundo, nomeadamente Alemanha, Angola, Austrália, Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Malta, Noruega, Suíça e Suécia.

“Este núcleo museológico, único no país, tem como principal objetivo dar a conhecer a história do setor das duas rodas (bicicletas e motorizadas), mostrando ainda a sua forte ligação ao concelho de Anadia, assim como a importância desta indústria na economia da região”, relembra a Câmara, proprietária e dinamizadora do M2R.

Para além de bicicletas e motorizadas, o Museu das Duas Rodas expõe peças e acessórios, algumas delas raridades, “que marcam também a história do ciclismo e do motociclismo local, regional e nacional.”

O espaço conta também com um importante espólio documental e fotográfico.

O espaço museuológico “está em constante renovação, com a inserção periódica de novidades”.

A “forte ligação do concelho de Anadia ao setor das duas rodas, não só a nível económico, mas também cultural e sentimental” motivou a criação do museu com pendor “informativo, educativo, cultural e lúdico, contribuindo assim para o desenvolvimento de Sangalhos, em particular, e do concelho de Anadia, em geral.”

A entrada é gratuita com preferência a quem fizer marcação prévia.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.