Anadia / Feriado Municipal: Reconhecimento pela entrega à causa pública e espírito voluntário

1408
Sessão evocativa do feriado municipal de Anadia.

Este será, sem dúvida, um mandato que deixará marcas e recordações, umas melhores do que outras, na vida de um autarca. Desde o início, enfrentaram momentos difíceis, tal como o manifestaram, há poucos dias, em uníssono, na sessão da Assembleia Municipal, exigindo outros meios de resposta, maior proximidade e mais entrega às causas sociais.

Por Teresa Cardoso *

Neste dia 13 de maio, feriado municipal, e em singela cerimónia, adaptada às restrições do momento que vivemos, quisemos honrar os nossos trabalhadores que contam mais de 35 anos de serviço público nesta Câmara Municipal.

Sinto-me grata e honrada por poder conviver e partilhar desta missão de serviço público que os mesmos têm prestado com afinco, responsabilidade e honestidade, nas diferentes funções que desempenharam ao longo dos anos, nas diversas experiências de serviço e nos lugares que hoje ocupam. Faço votos para que o futuro vos reserve muita saúde e força para continuarem a percorrer este caminho. Que se orgulhem da vossa prestação e que honrem as amizades que aqui construíram.

E hoje, mesmo em vós, estendo esses votos a todos os funcionários desta autarquia, que, nos diferentes serviços que desempenham na Câmara Municipal, levam a melhor prestação à nossa comunidade. E não posso deixar de realçar que, mesmo nos picos da pandemia, estiveram presentes sem descurar a resposta nos principais serviços públicos de proximidade que prestamos, e em todos os outros. Enalteço a capacidade de adaptação e de reinvenção para que mantivéssemos todos os serviços ativos.

De facto, neste mandato autárquico, vivemos momentos difíceis que jamais poderemos esquecer, procurando respostas quando não as havia, na busca de soluções ainda sem certezas. Porém, podemos dizer que trabalhámos verdadeiramente em equipa: a Proteção Civil, a Câmara Municipal, os Bombeiros Voluntários de Anadia, as forças de segurança e as equipas de saúde estiveram presentes, a qualquer hora, mobilizando meios e partilhando informação, nem sempre entendida e nem sempre autorizada.

Passados, quiçá, os piores tempos da emergência e da urgência da pandemia, é tempo de prestar uma justa homenagem à Dr.ª Graça Gonçalves, representante da Autoridade de Saúde Pública deste concelho que esteve sempre disponível, mesmo nos momentos difíceis da sua vida pessoal, encorajando-nos e orientando-nos na procura de alternativas e de soluções, quer em período de confinamento, quer na retoma das atividades. Assim terá ainda de continuar, porque a COVID-19 continua a fazer parte do nosso dia a dia. Dr.ª Graça Gonçalves, entendemos que o Município de Anadia lhe deve esta homenagem, enquanto médica de saúde pública, reconhecendo também os seus valores humanos e cívicos ao serviço da nossa comunidade.

Elogio também os profissionais de saúde e todas as unidades de saúde privadas que estiveram sempre disponíveis e colaborantes, com respostas prontas e prioritárias. A todos, deixamos o nosso apreço e reconhecimento pelo serviço prestado, em Anadia, e hoje muito particularmente aos profissionais do Serviço Nacional de Saúde, das unidades de cuidados de saúde personalizados, da Unidade de Cuidados na Comunidade e da Unidade de Saúde Pública.

Souberam adaptar-se às exigências que o momento impôs e também aos novos desafios, que representaram risco para a própria vida e até para as respetivas famílias. A todos sem exceção, queremos estender e expressar, publicamente, o nosso reconhecimento pelos momentos difíceis que vivenciaram e pela árdua e nobre tarefa que tiveram e têm ainda em mãos. A atualidade continua a ser exigente e a suscitar novas dúvidas e preocupações, mas estamos certos de que, uma vez mais, o desafio será superado com o profissionalismo, a competência e a dedicação a que nos habituaram.

Convidámos o Sr. Diretor Executivo do ACES Baixo Vouga para estar presente nesta cerimónia e receber este reconhecimento, mas, por imperiosa força de serviço, não pode estar presente, uma vez que, neste momento, se encontra com o Sr. Secretário de Estado da Saúde na assinatura de protocolos. No entanto, agradeceu a simpatia e o gesto, solicitando que a entrega do mesmo fosse feita à Dr.ª Graça Gonçalves.

E porque hoje – como disse no início – é feriado municipal, entendemos, neste mesmo dia, reconhecer também o trabalho e a entrega dos 10 senhores e senhoras presidentes das juntas de freguesia do concelho. Merecem este reconhecimento pelo trabalho prestado à causa pública, em resposta aos desafios da administração local e para os quais foram legitimamente eleitos, terminando o seu mandato dentro de poucos meses.

Este será, sem dúvida, um mandato que deixará marcas e recordações, umas melhores do que outras, na vida de um autarca. Desde o início, enfrentaram momentos difíceis, tal como o manifestaram, há poucos dias, em uníssono, na sessão da Assembleia Municipal, exigindo outros meios de resposta, maior proximidade e mais entrega às causas sociais.

Senhores Presidentes de Junta, sabemos que o poder local nem sempre é reconhecido pela exigência que acarreta, pela responsabilidade acrescida, pela carência de recursos, pela falta de reconhecimento e pela compensação da Administração Central, mas o trabalho que desenvolvem é, sem dúvida, muito gratificante.

A entrega à causa pública, o espírito voluntário, o associativismo que se deseja, a cordialidade e reconciliação que se exige são tudo aquilo que se ambiciona na resposta mais próxima que podemos dar aos cidadãos. E, desde logo, vocês têm conseguido esse equilíbrio e essa equidade na prestação do cargo público que ocupam e, como tal, a Câmara Municipal de Anadia deve também este reconhecimento a todos vós, representantes do poder local de maior proximidade. Tendo ainda quase cinco meses de trabalho autárquico, desejo a continuação de bom trabalho e bom desempenho para todos, muita saúde e os maiores sucessos para o futuro. Que a amizade entre todos permaneça nas nossas vidas.

Agradeço a presença de todos e, dentro das restrições, desejo-vos a continuação de um bom feriado e as maiores felicidades!

Anadia, 13 de maio de 2021.

* Presidente da Câmara Municipal de Anadia.

Artigo relacionado

Nota de imprensa sobre a sessão evocativa do feriado municipal de Anadia

Publicidade, Serviços & Donativos