Anadia: Equipamento do ‘Centro de Investigação do Espumante’ com apoio do PRR

947
Feira da Vinha e do Vinho, Anadia (2022).

O ambicionado ‘Centro de Investigação do Espumante’, a instalar na Estação Vitivinícola da Bairrada (EVB), em Anadia, vai ser apoiado, “numa primeira fase”, pelo ‘Plano de Recuperação e Resiliência’ (PRR), que suportará a aquisição de equipamento para ficar ao serviço do mesmo.

Anúncio feito pelo Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, na sessão de inauguração da Feira da Vinha e do Vinho (FVV) de Anadia, esta quarta-feira.

“O governante realçou que se trata de um investimento considerável que vai ser feito na Região da Bairrada”, refere um comunicado municipal.

Pretende-se criar um “centro de excelência e de influência nacional no que respeita aos espumantes, dando assim uma maior visibilidade a toda a região e a Anadia em concreto”, adiantou o governante.

Para além da inovação e desenvolvimento, Rui Martinho aproveitou a oportunidade para dar conta de outras ajudas, nomeadamente à produção.

As exportações de vinhos portugueses atingiram em 2021 o valor de 925 milhões de euros, com um crescimento de 8% face a 2020.

A presidente da Câmara de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deixou, por sua vez, “uma palavra de congratulação” pelo apoio financeiro para o ‘Centro de Investigação do Espumante’.

A autarca aproveitou para fazer outros alertas. Pediu apoio para a requalificação e a preservação do património devoluto que é propriedade do Estado e voltou a manifestar a “preocupação e desagrado” sobre o projeto do traçado da linha de alta velocidade, que motivou uma moção de rejeição aprovada na última sessão da Assembleia Municipal.

“O traçado irá sobrepor-se a uma das maiores manchas vitivinícolas do concelho e da região, rasando mesmo projetos enoturísticos existentes”, alertou.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.